Máquina de Inovação: O Futuro em Suas Mãos

AGM e a Abrac deram um passo estratégico para acelerar a inovação em sua Rede criando e lançando o projeto “Máquina de Inovação”.

Este projeto nasce da necessidade de transformar oportunidades de melhorias em realidade. A ideia é utilizar metodologias ágeis e estruturadas, que são testadas e validadas em projetos pilotos com concessionárias. Com isso, é possível conseguir redução no tempo de implantação de processos na rede, que poderiam não ser eficientes ou relevantes. Formado por um grupo selecionado de concessionários que trabalham lado a lado ao time da GM e da ABRAC, a “Máquina de Inovação” pretende criar um ambiente organizado e dinâmico para idealizar, desenvolver, testar e implementar novas soluções de forma rápida e assertiva.

Da Ideia à Realidade: O Caminho para a Inovação

A GM, em parceria com a Rede e com a Abrac, iniciou um processo estratégico de incubação de conceitos inovadores. O objetivo era transformar ideias promissoras em projetos concretos, passando por um ciclo estruturado de desenvolvimento, desde a definição de escopo até a entrega de resultados.

As fases do desenvolvimento são:

  • Definir alcance e equipe – Seleção dos responsáveis para conduzir o projeto.
  • Desenvolvimento – Esforço e progresso contínuo, transformando ideias em projetos viáveis.
  • Propostas da Rede – Ideias sugeridas pelas pessoas que vivem o dia-a-dia das operações para enriquecer o processo.
  • GO-TO-MARKET – Estratégias para viabilizar a implementação das soluções.
  • MVP ou MLP – Construção da primeira versão funcional do projeto.
  • Caminho Viável – Definição dos próximos passos para escalabilidade.
  • Melhoria Contínua e Permanente – Ajustes e otimizações constantes.
  • Entrega de Resultados – Consolidação das iniciativas com impacto real no negócio.

 E os marcos mais importantes de 2024 foram:

  • Agosto – Kick-off do projeto.
  • Setembro – Apresentação ao time global de liderança da GM.
  • Setembro (24 e 25/09) – Participação no MeliXP 2024 e Tech-Event.
  • Outubro – Treinamento com a StartSe para aprofundamento em inovação e tecnologia.
  • Novembro – Workshop presencial para seleção de ideias e definição da governança.

Ao final desse processo a GM, a ABRAC e a Rede selecionaram 8 projetos para 2025, cada um com um sponsor dedicado tanto da GM quanto da Rede, garantindo suporte estratégico e operacional para o sucesso das iniciativas.

 E assim nasceram alguns projetos e hoje, apresentaremos dois deles:

📡 Serviço Conectado

Objetivo: Evoluir o atendimento personalizado por meio da digitalização, garantindo máxima utilização das ferramentas já existentes e disponíveis, além de oferecer mais transparência ao cliente, transformando o momento em uma experiência superior.
Área: CCA
Sponsor da Rede: Paulo Jr. (Cipauto)
Sponsor GM: Mildreck Cubillos

🔗 Vendas Conectadas

Objetivo: Desenvolver uma ferramenta de integração entre os sistemas utilizados no processo de venda do veículo. O foco é otimizar a gestão comercial, facilitar a usabilidade para os vendedores e aumentar a satisfação do cliente.
Área: Desenvolvimento de Dealers
Sponsor da Rede: Miriana (Apucarana)
Sponsor GM: Marco Silva

Ainda temos projetos em fase de testes ou em fase de escalada com: Anderson (Planeta), Décio (ABRAC), Rodrigo (J. Spohr), Stephan (Bennesby), Ricardo (Autus) e Rafael Davoli (Veibras).

Sabemos que o mercado automotivo está em constante evolução, impulsionado por tendências como carro elétrico, mobilidade sustentável e a personalização da jornada de experiência do cliente e por esses motivos é que a “Máquina de Inovação” foi desenhada, para conectar as necessidades reais às melhores práticas globais, garantindo que a GM e sua Rede estejam sempre à frente das mudanças, entregando excelência aos seus consumidores.
Esse grupo visa construir um ecossistema de inovação contínua e sólido, onde às necessidades do dia-a-dia e às ideias de melhorias se transformem em soluções reais e, as soluções, se transformem em processos que aprimorem a experiência de todos os clientes e beneficiem a Rede.

E assim, juntos, GM, Abrac e Rede, reafirmam seu compromisso com a inovação e a excelência operacional, garantindo e trazendo soluções de alto impacto para o mercado automotivo.