DESCONECTE-SE DA AGITAÇÃO
Escrito por Rogério Nottoli
Conceição de Ibitipoca, cidadezinha que fica em meio às tranquilas montanhas de Minas Gerais, abriga uma joia rara: o Ibiti Engenho Lodge. Mais do que um hotel, é um verdadeiro espetáculo de luxo e sustentabilidade. Neste ano, o mundo parou e voltou os olhos para este notável refúgio, elevando-o ao cobiçado posto de único representante brasileiro entre os 50 melhores hotéis luxuosos do mundo.
O reconhecimento é da revista internacional Robb Report, que percorre anualmente diversos países selecionando os empreendimentos luxuosos de destaque no segmento de hospedagem.
Inaugurado em 2008, a inspiração do Ibiti nasce da visão do empresário Renato Machado. Há mais de duas décadas, ele investiu na preservação da paisagem do belíssimo Parque Nacional de Ibitipoca, adquirindo terras e dando vida ao sonho do Ibiti Engenho Lodge. Antiga fazenda, a propriedade combina a rica herança de um casarão do século 18 com toques geniais de sofisticação.
A clássica Casa Carlinhos, que faz parte do empreendimento, conta com suítes espaçosas, oferece banheira externa e vista para o Pico do Gavião. Já o Engenho Lodge tem oito suítes repletas de luxo, sauna, jacuzzi e spa. O estilo colonial surge em cada detalhe arquitetônico.
As hospedagens incluem pensão completa com café da manhã, almoço e jantar, aulas de yoga, passeios com guias – a pé, a cavalo ou de bicicleta e acesso a mais de 300 quilômetros de trilhas. Aqueles que buscam uma profunda conexão com a natureza vão se encantar com o Circuito das Águas, com rios, lagos e cachoeiras.
Na programação cultural, há até mesmo um charmoso cinema ao ar livre. O hotel também recomenda um champanhe ao entardecer no Lago Negro e um jantar à luz de velas no interior de uma gruta. Também é possível programar um piquenique exclusivo.
Outra opção interessante de atividade é agendar o programa para observar pássaros, com saídas ao amanhecer. Cerca de 300 espécies de aves já foram catalogadas na região, que concentra uma ampla diversidade de flora e fauna.
A gastronomia é outro ponto forte do Ibiti. O restaurante Yucca, por exemplo, é uma cozinha criativa, oferece uma alimentação saudável, orgânica e vegetariana, seguindo a filosofia “garden to table”. O espaço conta com uma cozinha integrada ao salão para uma experiência mais intimista.
Mas, para quem pretende saborear a culinária mineira, a dica é o Restaurante do Engenho, onde o almoço é servido em sistema self-service: sobre o fogão a lenha, arroz, feijão, farofa, couve cortada fininha e outras delícias da terra. No jantar à la carte, há pratos de chefs renomados, como Claude Troisgros e Pablo Oazen.
O Ibiti Engenho Lodge é um mundo à parte nas montanhas mineiras. Desde o amanhecer, com os primeiros raios de sol, até o cair da noite, onde o céu se enfeita com um manto estrelado, é possível viver um espetáculo de cores, aromas e sons. Uma verdadeira ode ao bem viver, um convite para desacelerar e reconectar-se com a natureza.
Escrito por Rogério Nottoli
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
A INFLUÊNCIA DOS CARROS DA GM NO CINEMA
GM é um ícone cultural que deixou uma marca inesquecível na indústria cinematográfica. Desde os anos 1930, os carros da marca norte-americana têm desempenhado papéis importantes em uma vasta gama de filmes,...
REDEFININDO LUXO E SUSTENTABILIDADE
ão Miguel dos Milagres, situado a apenas uma hora e meia de Maceió, é um destino que ganha cada vez mais prestígio entre os viajantes exigentes. Conhecido por suas praias intocadas e ambiente acolhedor, faz parte da...
Forças Armadas: Conheça o EMCV da GM
s forças armadas dos Estados Unidos estão experimentando uma revolução tecnológica, com a introdução do “Electric Military Concept Vehicle” (eMCV), conceito elétrico criado pela GM Defense, uma subsidiária da General...