
SOLIDARIEDADE NO RIO GRANDE DO SUL

Escrito por Rogério Nottoli
AGM está na linha de frente da resposta humanitária às devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Através do Instituto General Motors (IGM), a empresa arrecadou mais de R$ 1 milhão para ajudar as vítimas, evidenciando um compromisso profundo com a comunidade e com os empregados diretamente afetados pelo desastre.
“A GM está atuando em várias frentes, prestando assistência aos nossos empregados, suas famílias e a comunidade, usando todos os canais para impulsionar as doações. Estamos empenhados em estimular uma rede de apoio crescente e com cada vez mais impacto’’, disse Fabio Rua, vice-presidente GM América do Sul.
Entre o final de abril e o início de maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu uma das maiores tragédias climáticas da história do Brasil. Chuvas intensas e persistentes causaram inundações que devastaram municípios inteiros, deixando um rastro de destruição e sofrimento.
Mais de 850.000 pessoas foram afetadas, com dezenas de milhares desalojadas e muitas vivendo em abrigos improvisados. Infraestruturas cruciais, como estradas, pontes e serviços de comunicação, foram severamente danificadas, dificultando ainda mais os esforços de resgate e ajuda humanitária.
Diante dessa catástrofe, a GM rapidamente mobilizou recursos e esforços para apoiar a comunidade. O IGM, hub de investimento social da GM no Brasil, arrecadou R$ 1,2 milhão, incluindo um compromisso inicial de dobrar as doações até R$ 500 mil. Essa verba foi utilizada em três fases críticas.
1. Ajuda Humanitária Imediata: Distribuição de itens de limpeza, kits de higiene pessoal e água potável para as áreas mais afetadas.
2. Retorno aos Lares: Aquisição de itens essenciais para que as famílias possam reconstruir suas casas e participação em mutirões de limpeza e organização.
3. Retomada e Reconstrução: Avaliação das necessidades a longo prazo para a recuperação total das comunidades afetadas.
Além das doações financeiras, a GM está disponibilizando veículos Chevrolet com tração 4×4 para operações de resgate e auxílio em colaboração com a Cruz Vermelha e o Governo do Estado. Em parceria com a Claro, a GM também está oferecendo sinal de Wi-Fi gratuito e serviços de SOS através do sistema OnStar para facilitar as operações de busca e resgate.
“Estamos em constante contato com autoridades e ONGs para entender a cadência das necessidades em cada uma das regiões atingidas. O importante é somar esforços para a reconstrução do nosso Rio Grande”, afirmou Daniela Kraemer, presidente do IGM.
A tragédia no Rio Grande do Sul destacou a importância da empatia e da união em momentos de crise. A ação da GM e de seus parceiros é um exemplo poderoso de como empresas e indivíduos podem se unir para fazer a diferença.
A campanha de arrecadação de fundos e os esforços de voluntariado da GM são uma prova de que, mesmo diante da adversidade, a compaixão e a fraternidade podem iluminar o caminho para a recuperação. O envolvimento ativo de funcionários, concessionários, fornecedores e parceiros na resposta à crise mostra que, juntos, somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio.
Navegue por todas as edições digitais





















Artigos relacionados
Relacionados
A NOVA FRONTEIRA DOS CLÁSSICOS
e os 100 anos da Chevrolet no Brasil são um marco na história automobilística nacional, a montadora decidiu que essa celebração precisa ir além da memória e tocar no sentimento que move gerações: a paixão por carros...
Uma viagem MUSICAL NO SPOTIFY
música e o automóvel compartilham historicamente ritmo, design e emoção. O motor dita o compasso como uma batida envolvente, enquanto o design do carro reflete a harmonia de uma composição bem-feita. Ambos evoluem com...
100 Anos em 100 Carros
Chevrolet não trouxe apenas automóveis para o Brasil – trouxe mobilidade, progresso e inovação. Em um século de presença no País, a montadora consolidou sua liderança no setor automotivo com modelos icônicos que...