CHEVROLET ELEVA O JOGO ELÉTRICO NO BRASIL

Escrito por Rogério Nottoli

11 de outubro de 2024

Agrande expectativa em torno da eletrificação no Brasil tem agora um novo protagonista: o Chevrolet Equinox EV. Pense no SUV elétrico como a resposta audaciosa da montadora às crescentes demandas do mercado. Mas não se engane, o Equinox EV não é apenas mais um veículo elétrico no cardápio da marca — ele é a declaração da Chevrolet sobre o futuro da mobilidade.

Um amanhã que envolve mais do que apenas dirigir de A para B, mas, sim, uma nova maneira de se mover pelo mundo, com estilo, conectividade e, claro, uma boa dose de tecnologia.

“O modelo EV complementa a linha Equinox. É uma opção adicional ao portfólio de alta gama da Chevrolet e foi pensado para atender famílias que buscam um SUV à frente do seu tempo”, explica Paula Saiani, Diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

O Equinox EV chega equipado com um pacote tecnológico que faria até o mais cético dos petrolheads dar uma segunda olhada. O SUV High Tech da Chevrolet incorpora tecnologias inspiradas em habilidades humanas, oferecendo uma experiência personalizada e intuitiva.

Ele pode reconhecer motoristas pré-definidos por meio da chave eletrônica, ativando animações de boas-vindas ou despedida nas luzes externas, além de ajustar automaticamente o sistema de climatização, bancos e volante conforme a temperatura externa.

A ignição é acionada sem a necessidade de apertar botões, e o pareamento com smartphones ocorre automaticamente, permitindo a projeção de aplicativos na tela. O veículo também sugere trajetos com base nos compromissos da agenda e indica pontos de recarga caso a bateria esteja baixa.

O painel de instrumentos de 11 polegadas do Equinox EV é altamente configurável, com mais de 20 opções de personalização, desde dados sobre a eficiência de condução até informações do sistema de áudio. Equipado com Google Built-in, navegação específica para veículos elétricos, OnStar e Wi-Fi integrado, o SUV oferece tecnologia de ponta para o motorista moderno.

O pacote de segurança inclui frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo, proporcionando uma direção mais segura e assistida. Com três modos de condução — Normal, Esportivo e Neve — o veículo também permite ajustes precisos na resposta do volante e dos pedais para entusiastas de alta performance.

Mas, a grande estrela aqui é o “One Pedal Drive”, uma dessas inovações que, quando você experimenta, faz com que dirigir qualquer outra coisa pareça um desperdício de esforço. Com ele, o motorista controla a aceleração e a frenagem com um único pedal.

“Assim que o motorista passa a explorar todo potencial do One Pedal de duplo estágio no trânsito urbano, os hábitos mudam. Não ter que acionar o freio a todo momento é tão cômodo quando a praticidade da ausência de pedal da embreagem proporcionada pela transmissão automática”, opina André Gali, engenheiro de desenvolvimento de EVs da GM América do Sul.

Agora, vamos ao que realmente importa: potência. Equipado com dois motores elétricos (uma na frente e outro posicionado estrategicamente atrás), o Equinox EV oferece 292 cavalos de potência e torque de 46 kgfm. Resultado: consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e realizar manobras de retomada de 80 a 120 km/h em 4,8 segundos. É o tipo de força que te faz questionar por que você não faz a transição para o elétrico agora.

O sistema de tração integral eAWD distribui a potência como uma sinfonia bem orquestrada, resultando numa condução estável, dinâmica e, surpreendentemente, divertida.

Autonomia? O Equinox EV te leva por 443 km sem pedir uma parada para recarga. Isso significa que você pode sair de São Paulo, chegar ao Rio de Janeiro e ainda sobrar carga para uma volta à beira-mar. E quando precisar de um reforço na bateria, os carregadores rápidos vão te dar 124 km de autonomia extra em apenas 10 minutos — o que, convenhamos, é quase o tempo de uma pausa para o café.

E para quem acha que os elétricos ainda não são práticos para o dia a dia da família, o Equinox EV responde com espaço. Muito espaço. São 1.614 litros de porta-malas, espaço para cinco ocupantes confortavelmente e ainda uma série de mimos, como bancos aquecidos e climatização automática, tudo para garantir que o usuário continue confortável, faça chuva ou faça sol.

Falando em conforto, o pacote de segurança oferece frenagem autônoma para manobras em ré, alerta de colisão frontal e assistência de permanência em faixa. Em suma, é um carro que quase te diz: “Fique tranquilo, eu cuido de tudo”.

O Equinox EV é mais do que um carro elétrico. Ele é uma peça no tabuleiro da GM para dominar o mercado de EVs no Brasil. Com sua plataforma Ultium, a fabricante está colocando as fichas em um futuro onde todos, não apenas os entusiastas dos elétricos, terão acesso a essa tecnologia — e o Equinox EV é um passo ousado nessa direção.

Esse SUV surge logo após o lançamento do Blazer EV e é uma opção mais acessível e abrangente, permitindo que um público maior tenha acesso a um carro elétrico que não sacrifica desempenho ou conforto.

Com a chegada do Equinox EV, a Chevrolet não está apenas lançando um veículo, mas redefinindo o futuro da mobilidade no País. Para a Rede de Concessionárias, isso significa novas oportunidades — e desafios. Adaptar-se à eletrificação não é mais uma opção, mas uma necessidade. Oferecer suporte técnico especializado e atender às demandas de um público que quer muito mais do que apenas dirigir se torna imperativo.

O Chevrolet Equinox EV é um símbolo de como o futuro vai ser: mais limpo, mais conectado e definitivamente mais emocionante.

Como Dirigir com Apenas um Pedal?

O sistema One-Pedal Drive transforma a direção do seu veículo em algo surpreendentemente simples: você usa apenas o pedal do acelerador para acelerar, reduzir a velocidade e até parar o carro. Isso significa que o ato constante de alternar entre acelerador e freio, típico em carros convencionais, se torna uma memória distante. Melhor ainda, você maximiza a eficiência da bateria no processo.

Em carros tradicionais, quando você tira o pé do acelerador, o veículo “desliza”. Com o One-Pedal Drive, o motor elétrico recupera a energia gerada pelo movimento do carro e a transforma em recarga para a bateria, ao mesmo tempo em que diminui rapidamente a velocidade. É como transformar a estrada em um sistema de regeneração constante. Vale lembrar que, para situações emergenciais, o pedal de freio ainda está lá para garantir uma parada brusca.

Antes de encarar o trânsito ou a estrada, a GM recomenda a realização de alguns testes em um estacionamento vazio para se familiarizar com o novo modo de condução. Depois de dominar as nuances de acelerar, desacelerar e parar usando apenas um pedal, você estará pronto para enfrentar qualquer via com mais suavidade.

Usando o One Pedal Drive

Pressione o acelerador como faria normalmente para acelerar. Para reduzir a velocidade, basta soltar o pedal aos poucos. O carro desacelera automaticamente, e, em muitos casos, pode até parar completamente. A sensação é como dirigir em um videogame futurista – mas com toda a responsabilidade e benefícios do mundo real.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

Celebrando conquistas com a Rede Chevrolet

edição de 2024 do Rally, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de outubro, tendo como identidade “Na Trilha do Sol”, promovido pela Chevrolet Serviços Financeiros, entregou uma experiência inesquecível em Natal, Rio...

ler mais

O TRACKER QUE VAI ARREPIAR NA STOCK CAR

repare-se para uma revolução nas pistas de velocidade: o Tracker está pronto para dominar a Stock Car na próxima temporada. Em um movimento inédito, a Chevrolet vai trocar um sedan por um SUV, e o seu representante...

ler mais

CONVENÇãO NACIONAL DE PÓS-VENDAS 2024

ampinas foi palco de um evento que, mais do que discutir negócios, traçou o futuro do pós-vendas da Rede Chevrolet no Brasil. A “Convenção Nacional de Pós- Vendas 2024”, que reuniu mais de 500 participantes e ofereceu...

ler mais