O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE
Escrito por Rogério Nottoli
Pense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete entregar com a introdução do 5G nos carros equipados com o sistema OnStar.
Não é exagero dizer que a marca coloca o pé no acelerador da conectividade, lançando os veículos da Chevrolet a um patamar inédito na América do Sul. Com mais de 650.000 veículos conectados no Brasil, a Chevrolet já domina o setor. Mas agora, com a tecnologia 5G, a montadora definitivamente vai mudar o jogo.
O sistema OnStar, uma joia da engenharia digital, já vinha revolucionando a experiência dos motoristas. Atualizações remotas, assistente virtual e serviços de emergência se tornaram parte do pacote que converteu o carro em um “dispositivo sobre rodas”. Mas o 5G promete uma transformação ainda maior: velocidades até 100 vezes mais rápidas que o 4G e um fluxo de dados que faz o carro reagir quase instantaneamente aos comandos, como se fosse um reflexo de sua própria mente.
“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, Diretor de serviços conectados da GM América do Sul.
A conectividade que dirige o futuro
Os benefícios práticos do 5G são palpáveis. Quer baixar sua playlist de alta definição? Está feito, antes mesmo de você piscar. Navegação com mapas gráficos animados, assistente por voz que entende nuances de linguagem, e atualizações de software instantâneas são apenas a ponta do iceberg.
E não para por aí. Imagine rodar com o conforto de saber que seu veículo está protegido por camadas adicionais de segurança cibernética. Ou a conveniência de ajustar o aquecimento e verificar a carga do carro pelo celular, em qualquer lugar. O 5G torna essas funcionalidades tão naturais quanto girar a chave para ligar o motor do Chevrolet.
A GM informa que, em breve, essa tecnologia será padrão em toda sua linha, estabelecendo um novo marco na conectividade automotiva. Há uma década, quando o OnStar chegou ao Brasil, ele parecia um luxo futurista. Hoje, está claro que a Chevrolet vislumbrou o que ninguém mais viu: que o futuro não é apenas sobre onde o carro pode levá-lo, mas sobre como ele transforma o próprio ato de dirigir em uma experiência conectada, inteligente e única.
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET
setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...
UM NOVO HORIZONTE DE POSSIBILIDADES
a sede da Abrac, em São Paulo, a Reunião do Conselho contou com a presença expressiva de dealers da Rede de Concessionárias, líderes da associação e executivos da General Motors. O encontro estratégico, às vésperas da...
Perspectivas e Tendências 2025
futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...