O FUTURO DAS CONCESSIONÁRIAS NO BRASIL

Escrito por Rogério Nottoli

25 de abril de 2025

Nos bastidores da indústria automotiva brasileira, as concessionárias desempenham um papel vital na Economia Nacional, representando mais de 8 mil pontos de venda e 315 mil empregos diretos, com impacto significativo no PIB do País. Em meio a uma revolução tecnológica, mudanças regulatórias e desafios econômicos, o setor está diante de um cenário de transformações profundas — da eletrificação à digitalização, passando pelo debate sobre a renovação da frota.

À frente da Fenabrave e da Fenacodiv, está o novo presidente Arcelio Junior, empresário com 38 anos de experiência como concessionário, com uma trajetória marcada pela defesa dos interesses da distribuição automotiva. Agora, no comando das duas entidades voltadas aos concessionários brasileiros, ele assume o desafio de manter as concessionárias competitivas, inovadoras e alinhadas às novas demandas de mercado. Nesta entrevista exclusiva à Revista Em Rede, Arcelio Junior revela sua visão estratégica para o setor, destacando as prioridades de sua gestão, a necessidade de um ambiente de negócios mais previsível, os impactos da alta dos juros e os desafios da descarbonização da frota nacional. Em um momento crucial para a indústria, o executivo defende o fortalecimento do diálogo entre concessionárias, montadoras e governo, além do investimento contínuo em capacitação e tecnologia para manter a rede de distribuição brasileira na vanguarda do mercado global.

Revista Em Rede: Arcelio Junior, é um prazer ter você na Revista da ABRAC. Vamos direto ao ponto: assumir a presidência da Fenabrave e da Fenacodiv é um marco em sua trajetória. Quais os principais desafios que você enxerga no cenário atual do setor automotivo e quais serão suas prioridades para enfrentá-los durante sua gestão?

Arcélio Junior: De fato, ser eleito presidente da Fenabrave e da Fenacodiv representa um marco em minha trajetória profissional e de vida. Trata-se da realização de um sonho que concretizei com a graça de Deus e venho edificando há mais de 10 anos, quando fui presidente do Sincodiv-DF por dois mandatos, e mesmo quando ocupei a diretoria da ABRAC, tendo intensificado essa trajetória nos últimos três anos, nos quais fui o primeiro vice-presidente no mandato de Andreta Jr., meu prezado e querido antecessor na Fenabrave.

O setor automotivo enfrenta desafios significativos, como as rápidas transformações tecnológicas e o avanço do processo de descarbonização, que, na minha visão, também se dará pela renovação da frota nacional. Inclusive, sobre isso, há um fato relevante a ressaltar, que é a Fenabrave estar, este ano, na liderança do Grupo de Coalizão que pretende implementar o Programa de Renovação da Frota no Brasil. Avançaremos junto a outras entidades e ao governo nessa direção.

No campo econômico, estamos atentos às altas nas taxas de juros, que impactam diretamente no crédito, aos riscos fiscais e variações cambiais, assim como aos movimentos da inflação, do PIB e de todos os fatores que influenciam o nosso setor.
Seja qual for o cenário que enfrentaremos, o faremos unidos. Por isso, estamos traçando um Planejamento Estratégico conjunto, com a participação das Associações de Marca, que já se reuniram na sede da Fenabrave no último dia 28 de novembro de 2024, e assim também faremos com os Sincodivs e Regionais Fenabrave.

Serão as diretrizes traçadas por nossas lideranças que guiarão os próximos e principais passos de minha gestão, e cada etapa será executada ao lado dessas lideranças, com seu apoio e participação, contando com a minha diretoria e com o magnífico corpo de colaboradores e assessores da Fenabrave e Fenacodiv.

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Revista Em Rede: Arcelio Junior, é um prazer ter você na Revista da ABRAC. Vamos direto ao ponto: assumir a presidência da Fenabrave e da Fenacodiv é um marco em sua trajetória. Quais os principais desafios que você enxerga no cenário atual do setor automotivo e quais serão suas prioridades para enfrentá-los durante sua gestão?

Arcelio Junior: De fato, ser eleito presidente da Fenabrave e da Fenacodiv representa um marco em minha trajetória profissional e de vida. Trata-se da realização de um sonho que concretizei com a graça de Deus e venho edificando há mais de 10 anos, quando fui presidente do Sincodiv-DF por dois mandatos, e mesmo quando ocupei a diretoria da ABRAC, tendo intensificado essa trajetória nos últimos três anos, nos quais fui o primeiro vice-presidente no mandato de Andreta Jr., meu prezado e querido antecessor na Fenabrave.

O setor automotivo enfrenta desafios significativos, como as rápidas transformações tecnológicas e o avanço do processo de descarbonização, que, na minha visão, também se dará pela renovação da frota nacional. Inclusive, sobre isso, há um fato relevante a ressaltar, que é a Fenabrave estar, este ano, na liderança do Grupo de Coalizão que pretende implementar o Programa de Renovação da Frota no Brasil. Avançaremos junto a outras entidades e ao governo nessa direção.

No campo econômico, estamos atentos às altas nas taxas de juros, que impactam diretamente no crédito, aos riscos fiscais e variações cambiais, assim como aos movimentos da inflação, do PIB e de todos os fatores que influenciam o nosso setor.
Seja qual for o cenário que enfrentaremos, o faremos unidos. Por isso, estamos traçando um Planejamento Estratégico conjunto, com a participação das Associações de Marca, que já se reuniram na sede da Fenabrave no último dia 28 de novembro de 2024, e assim também faremos com os Sincodivs e Regionais Fenabrave.

Serão as diretrizes traçadas por nossas lideranças que guiarão os próximos e principais passos de minha gestão, e cada etapa será executada ao lado dessas lideranças, com seu apoio e participação, contando com a minha diretoria e com o magnífico corpo de colaboradores e assessores da Fenabrave e Fenacodiv.

Sua experiência como concessionário Chevrolet é notável. Como essa vivência pode contribuir para fortalecer o alinhamento entre fabricantes e concessionárias, criando uma operação mais sustentável e eficiente para todos?

Arcelio Junior: Minha vivência de 38 anos como concessionário me deu uma visão prática da operação diária das concessionárias e da importância de uma relação saudável e colaborativa com a montadora. Além disso, no mundo associativo, como já mencionado, reuni um aprendizado muito importante, tanto em termos de representatividade de marca e região, como em nível nacional, na última gestão da Fenabrave, quando fui incumbido da ampliação da representatividade institucional em todas as esferas governamentais.

Na minha atual gestão da nossa Federação, buscaremos fortalecer o diálogo e criar uma sinergia entre todos os elos da cadeia automotiva e a máxima representatividade de todos os segmentos automotivos que representamos, mantendo o respeito à representatividade que as Associações de Marca têm junto às suas montadoras. Trataremos sempre de assuntos de interesse comum ao setor e manteremos o apoio incondicional a cada associado que nos procurar, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance e dentro dos limites da nossa atuação.

O que fortalece uma entidade é a sua base. A Fenabrave tem 56 associações de marcas de automóveis e representa mais de 8.000 concessionárias de veículos no Brasil, que, juntas, respondem pela geração de mais de 315 mil empregos diretos, movimentando quase 6% do PIB nacional.

Portanto, acredito que juntos não só movemos o Brasil, como geramos grande parte de suas riquezas e temos sido muito respeitados por isso. Essa relevância é fundamental para consolidar nossa missão institucional, e temos sido reconhecidos por isso. O setor sendo reconhecido fortalece a representatividade de cada Associação de Marca e de sua rede filiada.

O mercado automotivo passa por uma transformação com temas como eletrificação, descarbonização e digitalização. Quais estratégias a Fenabrave e a Fenacodiv irão adotar para acompanhar essas mudanças e apoiar as concessionárias nesse processo de adaptação?

Arcelio Junior: Esses temas são desafiadores, mas também trazem oportunidades. Nosso trabalho será garantir que os concessionários estejam bem informados e preparados para atuar nesse novo cenário. A Fenabrave, por meio de iniciativas como a Universidade Fenabrave e parcerias com instituições de renome, como a FGV e a Academia CEO, continuará a oferecer capacitação de alto nível, abordando questões como a digitalização dos negócios e a adaptação às novas tecnologias.

Como já mencionei, a Fenabrave também estará à frente do Grupo de Coalizão que, junto a outras entidades e ao Governo Federal, pretende implementar um eficiente e permanente Programa de Renovação de Frota em todo o País e para todos os segmentos automotivos.

Vale reforçar que o setor da distribuição de veículos é altamente profissionalizado e tem todas as condições para lidar com as transformações atuais.

A tecnologia está redefinindo o setor automotivo. Como você pretende manter as entidades que lidera na vanguarda dessas mudanças, garantindo que as concessionárias brasileiras acompanhem as inovações globais?

Arcelio Junior: A Fenabrave completa, em 18 de março de 2025, 60 anos de fundação e de uma trajetória crescente na representatividade política e empresarial do setor perante vários públicos de interlocução já mencionados nesta entrevista, como governos, autarquias e entidades congêneres (nacionais e internacionais). Promove eventos como o Congresso & ExpoFenabrave, o segundo maior do mundo, e programas educacionais, assim como reuniões e debates enriquecedores, que têm atualizado nossas associadas e suas redes, por meio de canais de comunicação eficientes, sobre as principais tendências do setor em todas as áreas.

Recentemente, estivemos no NADA SHOW, o maior evento mundial do setor da distribuição de veículos, realizado em New Orleans, durante o qual estreitamos o nosso relacionamento com o novo presidente da entidade norte-americana, Tom Castriota, que participará do nosso 33º Congresso & ExpoFenabrave.

Por isso, manteremos um diálogo constante com players globais para trazer as melhores práticas ao mercado brasileiro, sempre adaptando essas inovações às realidades locais. Como disse, e faço questão de enfatizar, o nosso Congresso & ExpoFenabrave é uma importante ferramenta para isso.

Ao iniciar sua gestão, quais são as expectativas que você tem para o setor e para a sua presidência? Que legado gostaria de deixar ao término desse ciclo à frente da Fenabrave e da Fenacodiv?

Arcelio Junior: Espero que, ao final desta gestão, tenhamos avançado significativamente para criar um ambiente de negócios mais estável e previsível para os empresários do nosso setor: os concessionários.

O nosso objetivo, embasado pelo Planejamento Estratégico elaborado por nossas lideranças, é fortalecer a representatividade do setor e implementar avanços que impactem positivamente os negócios das redes de distribuição de veículos, de todos os segmentos automotivos.

Teremos uma gestão alicerçada no tripé “modernização, inovação e diálogo aberto”, sempre valorizando a importância econômica e social das concessionárias, que geram empregos, movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento regional e do Brasil.

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