FUTURO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Escrito por Rogério Nottoli

24 de março de 2023

Aeletrificação da frota brasileira será liderada por aplicativos de transporte, segundo um estudo recente realizado pela consultoria McKinsey. Existe uma previsão, de acordo com os dados, de que 85% da frota de veículos por app será elétrica até 2040. Esse número é quatro vezes maior do que o estimado para os carros elétricos de uso pessoal, que devem chegar a 21% da frota no mesmo período.

 

E mais: a expectativa é de que até lá (2040) as receitas com EVs atinjam US$ 65 bilhões. A pesquisa aponta ainda que haverá um total de 11 milhões de automóveis eletrificados em circulação no Brasil, representando 20% de toda a frota. Ótima notícia para a Chevrolet, que lidera a eletrificação no País.

Os elétricos têm sintonia com o modelo de negócio do transporte por aplicativo por duas razões: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga. Para se ter ideia, a economia que o motorista de aplicativo tem com o uso de um EV pode chegar a 80%.

Além disso, a McKinsey aponta que o consumidor brasileiro tem mais interesse pelo tema do que o consumidor de países mais ricos, pois tem ‘apetite’ por novas tecnologias. Essa boa aceitação abre caminhos para soluções mais adequadas à infraestrutura disponível. De acordo com o estudo, a previsão é de que o Brasil tenha 12 mil pontos de recarga nos próximos três anos.

Obviamente, o Brasil precisa de uma política nacional de mobilidade elétrica, com coordenação do Governo Federal – ação fundamental para o objetivo de popularizar a eletrificação. O estudo da McKinsey cita algumas iniciativas que contribuem para o processo. Entre elas, o Programa Rota 2030, que visa ampliar a inserção global da indústria automobilística brasileira e tem princípios de sustentabilidade ambiental, e o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).

 

A GM acredita que o Brasil tem potencial enorme de se se tornar personagem importante no futuro da mobilidade elétrica. Na visão dos líderes da montadora, o País pode ser polo de produção, exportação e desenvolvimento – tanto de produtos, como de tecnologias da eletrificação.

Novidades estão chegando. Além do Bolt EUV, que está desembarcando na Rede Chevrolet, Equinox EV e Blazer EV também serão lançados no Brasil. Certamente, a Chevrolet vai oferecer sempre a linha mais completa de elétricos do mercado. O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro costuma dizer que a empresa tem o compromisso de liderar o processo de eletrificação na região. E assim será.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET

setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...

ler mais

O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE

ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...

ler mais

Perspectivas e Tendências 2025

futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...

ler mais