
O QUE AS CORES DOS AUTOMÓVEIS NOS CONTAM?

Escrito por Rogério Nottoli
Aescolha da cor é um fator emocional extremamente relevante na hora de comprar um automóvel. Para se ter ideia, ela diz muito sobre o cliente. Segundo alguns estudos, os condutores, entre 35 e 40 anos, que preferem o branco para carro tendem a valorizar a praticidade e a simplicidade, além da capacidade de manter o valor de revenda. Os que optam pelo preto, entretanto, são mais tradicionais e elegantes; e os fãs do azul são mais criativos e versáteis.
Cerca de 39% dos carros vendidos em todo o mundo são brancos, de acordo com dados da Axalta Coating Systems – empresa fabricante de tintas e revestimentos. A preferência por essa cor é especialmente acentuada em algumas partes da Ásia, onde chega a atingir 60%. Nos Estados Unidos ou na Europa, um em cada quatro carros é branco.
Com 16%, o preto é a segunda cor mais popular, embora no mercado japonês represente até 22%. Essa também é a cor preferida pelos motoristas de veículos todo-o-terreno, independentemente de onde morem: 34% das pessoas que dirigem esse tipo de veículo preferem o preto.
No Brasil, os modelos brancos reinam com quase 45% do total das vendas. Em seguida, vem os tons de cinza e prata, representando o desejo de compensa as turbulências emocionais da vida do consumidor, que se sente mais confortado com essas duas cores. O preto e o azul ficam em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Curioso observar que na região norte e mais quente do País, o mix de cores claras é mais alto, enquanto na região sul, mais fresca, os carros escuros têm maior aceitação. Uma explicação para isso pode estar no fato de as cores terem a capacidade de reter e refletir calor. Quanto mais clara, menos calor ela retém.
“Apesar das cores neutras, como o branco, prata, preto e cinza dominarem o cenário automotivo há décadas, vale destacar que, de tempos em tempos, a GM troca a composição e atualiza as tecnologias, trazendo diferentes efeitos para elas pois o cliente está sempre em busca de novidades”, conta Alexandre Ameri, Gerente de Design da GM América do Sul.
Aliás, foi um pedido do consumidor que fez com que a Chevrolet preparasse um tom um pouco mais escuro de prata para a linha 2024, que irá estrear com o Onix. Com isso, o Prata Shark substituirá o Prata Swithblade. A mudança também abrange outros modelos, como o Spin, o Tracker, o Trailblazer e a S10. Outra novidade é o Cinza Rush, de aspecto mais contemporâneo e sofisticado, que entra no lugar do Cinza Satin Steel.


APOSTA EM CARROS MAIS COLORIDOS
A GM possui um time de especialistas preparados para identificar as tendências de cores. De acordo com informações da empresa, está crescendo a procura por automóveis mais coloridos, como o azul, o vermelho e o verde no País.
Nos últimos cinco anos, a participação dos carros coloridos na Chevrolet cresceu cinco pontos percentuais e já está perto dos 20% das vendas nas concessionárias. Pensando neste fenômeno, a montadora está sempre ampliando seu leque de opções de cores, como o Verde Safari, que traz uma pigmentação customizada, combinando tons verde com partículas metálicas.
Interessante que essa cor consegue mostrar múltiplos efeitos, dependendo da incidência e do ângulo da luz. Não à toa, foi a escolhida para a apresentação da Nova Montana.
“Todo lançamento da Chevrolet traz ao menos uma cor distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do design e marcar o momento”, diz Alexandre Ameri. “São aproximadamente três anos trabalhando para definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do mercado está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura sempre influenciam”.
Segundo o especialista, o Verde Safari remete à aventura e cria uma conexão com a natureza própria de utilitários; com um toque bastante contemporâneo.
“Completamente diferente, por exemplo, do Verde Lotus, que marcou a série Collection na década passada. Com uma tonalidade mais fechada, tinha o intuito de proporcionar um ar mais singular ao veículo”.
É comum encontrar tons completamente distintos de uma mesma cor, sendo ofertados simultaneamente no portfólio. Veja o caso do azul: tem o Azul Seeker do Onix, que remete à tecnologia; o Azul Eclipse do Tracker, alusivo à sofisticação; e o Azul Egípcio do Camaro, destacando a potência do Muscle Car. O superesportivo, aliás, é o modelo com o maior percentual de carros coloridos vendidos. Mais da metade dos donos busca se diferenciar, optando por cores excêntricas, como o Laranja Sunset, por exemplo.
TINTA AUTOMOTIVA DO FUTURO
O portfólio Chevrolet é composto atualmente por 12 modelos, incluindo o primeiro elétrico da marca, o Bolt EV. Os carros têm entre cinco e oito diferentes opções de cores entre as sólidas, metálicas e multicamadas, que se diferenciam pela maior percepção de profundidade na pintura, valorizando ainda mais o design do veículo.
Antes de chegarem à linha de produção, as tintas passam por testes de harmonia, com o propósito de verificar se a cor proposta para carroceria se conecta com todos os outros elementos do veículo quando exposta a diferentes tipos de fontes de luz. A última etapa é a aprovação em clínicas com o público-alvo.
Como a GM está sempre de olho no futuro, a empresa já se prepara para poder adotar uma próxima geração de tintas, mais avançada e sustentável, que também garante um aspecto extra premium ao veículo. Atualizações na estrutura de pintura, no entanto, costumam ser uma das mais onerosas numa linha de montagem. Como exemplo, a fábrica de São Caetano do Sul está recebendo investimentos de US$ 120 milhões em novos equipamentos e processos para melhor qualidade e produtividade neste setor.
Navegue por todas as edições digitais





















Artigos relacionados
Relacionados
Uma jornada de Sucesso Rumo ao Centenário
undada há quase um século, a Graciano R. Affonso consolidou-se como um dos grupos de concessionárias mais longevos e respeitados do setor automotivo brasileiro. Com 99 anos, a empresa da Rede Chevrolet celebra sua...
Celebrando conquistas com a Rede
edição de 2024 do Rally, que aconteceu entre os dias 03 e 06 de outubro, tendo como identidade “Na Trilha do Sol”, promovido pela Chevrolet Serviços Financeiros, entregou uma experiência inesquecível em Natal, Rio...
CAÇAMBA LOTADA DE ARGUMENTOS DE VENDA
caçamba de uma picape não é apenas um espaço para carga, é um elemento essencial que muitas vezes define a escolha do consumidor. Neste aspecto, longe de ser um simples compartimento, a Chevrolet Silverado se destaca,...