AS ESTRADAS MAIS BONITAS DO MUNDO
Escrito por Rogério Nottoli
Bo Brasil, por exemplo, a nossa dica é a Serra do Corvo Branco, em Ubirici, Santa Catarina. A estrada passa no meio de um belíssimo vale, conhecido como o maior corte de arenito do País. Graças a uma obra de engenharia podemos hoje nos sentir engolidos pelos paredões de pedra.
Na paisagem, há curvas que se perdem em uma linha que risca a serra. A variação de altitude bate os 800 metros e um dos principais trechos é o topo, onde estão as melhores paradas para fotos. Viaje devagar e contemple paisagens encantadoras
No Brasil, por exemplo, a nossa dica é a Serra do Corvo Branco, em Ubirici, Santa Catarina. A estrada passa no meio de um belíssimo vale, conhecido como o maior corte de arenito do País. Graças a uma obra de engenharia podemos hoje nos sentir engolidos pelos paredões de pedra.
Na paisagem, há curvas que se perdem em uma linha que risca a serra. A variação de altitude bate os 800 metros e um dos principais trechos é o topo, onde estão as melhores paradas para fotos. Viaje devagar e contemple paisagens encantadoras.
Outra viagem imperdível é pela Ruta 40, na Argentina. Com 5.200 quilômetros, ela cruza o país vizinho de ponta a ponta, da fronteira com a Bolívia até a Patagônia. Existem trechos que atingem mais de quatro mil metros acima do nível do mar. No saldo, são 236 pontes, 23 salinas e lagos, e mais de 200 cidades, vilas e lugares lindos.
Há trechos longos e alguns deles completamente desabitados, mas ótimos para uma autorreflexão. Também, com montanhas nevadas, desfiladeiros e outros acidentes geográficos, a Ruta 40 é com certeza um dos trajetos mais selvagens e inesquecíveis que você cruzará em sua vida – passando por geleiras e também vulcões.
Quem visitar a Itália, não deve perder a oportunidade de viajar de automóvel pela Costa Amalfitana. É, sem dúvida, uma das estradas mais paradisíacas do mundo. Ela segue a costa por zigue-zagues e curvas ao longo de 80 quilômetros. São precipícios que despontam para o mar Mediterrâneo, cadeias montanhosas e charmosas cidades italianas incrustadas nas rochas do caminho.
Falando em cidades, além do ritmo calmo do sul da Itália e dos mirantes maravilhosos, aproveite Amalfi, Positano e Ravello para conhecer as igrejas, lojinhas de artesanato e ruas com a carinha de vilas do interior. Locais especiais para aproveitar o famoso “dolce far niente” em um cenário espetacular.
A rota cênica da Great Ocean Road, na Austrália, também é extremamente especial. Composta por paisagens deslumbrantes, com praias, costões na beira do mar, animais selvagens, falésias e áreas verdes, é uma estrada que merece estar no roteiro. Ela margeia o litoral e tem cerca de 240 quilômetros de extensão. A estrada fica nas proximidades da cidade de Melbourne e é uma das rotas de viagem mais famosas do mundo.
No Japão, a dica é a Alpina Kurobe-Tateyama, que liga as províncias de Nagano e Toyama. Entre os pontos de destaque dessa rodovia estão a represa de Kurobe, considerada a barragem mais alta do oriente e o Yuki Otani, um paredão de neve que pode chegar a até 20 metros de altura, pelo qual passam os veículos. A estrada tem 37 quilômetros de extensão e diversos mirantes de onde podem ser apreciados visuais de tirar o fôlego.
A Route 66, a mais famosa do mundo, também merece destaque. A lendária rodovia norte- americana tem 3.940 quilômetros e liga Chicago a Los Angeles, passando por diversos pontos famosos, museus e parques nacionais.
Atualmente, boa parte dela já se transformou em vias expressas, mas dirigir pela “66” ainda dá um gostinho de estar vivendo cenas de filmes. Afinal, são várias as produções cinematográficas que exaltam a estrada, como “Easy Rider”, “Forrest Gump” e “Golpe de Mestre”. Na literatura, ela foi retratada no livro “On The Road”, de Jack Kerouac, o maior escritor da geração beat.
Artigos relacionados
Relacionados
A INFLUÊNCIA DOS CARROS DA GM NO CINEMA
GM é um ícone cultural que deixou uma marca inesquecível na indústria cinematográfica. Desde os anos 1930, os carros da marca norte-americana têm desempenhado papéis importantes em uma vasta gama de filmes,...
TURISMO RESPONSÁVEL
á uma revolução verde no setor hoteleiro: os brasileiros buscam viagens cada vez mais sustentáveis. Em resposta a esta crescente demanda por hospedagens que respeitem o meio ambiente, alguns hotéis de luxo estão se...
BRINDANDO COM ELEGÂNCIA E TRADIÇÃO
medida que 2024 se aproxima, a tradição de brindar o Ano Novo com champanhe, cava ou espumante permanece um símbolo de celebração e esperança. Mas, antes de escolher a bebida perfeita para o brinde, é essencial...
Relacionados