BOAS NOTÍCIAS PARA O MEIO AMBIENTE
Escrito por Rogério Nottoli
Esta é uma reportagem de impacto humano, responsabilidade social e um compromisso inabalável com um futuro melhor para todos. Em um mundo cada vez mais consciente das mudanças climáticas e da importância da ação ambiental positiva, a GM está demonstrando que a sustentabilidade é um esforço coletivo – uma missão onde todos somos parte da solução.
Através de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, a montadora norte-americana apresenta suas mais recentes atividades e parcerias. Com um engajamento sólido com um futuro de zero emissão, a GM não apenas visa a neutralidade de carbono, mas também busca um impacto social construtivo e equitativo.
Neste documento, a empresa mostra que tem intensificado seus esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promovendo a adoção de novos veículos elétricos (EVs) e integrando conservação ambiental em cada etapa de seus processos, desde o design até a fabricação.
“A sustentabilidade não é apenas uma boa prática. É um bom negócio para a empresa, para os colaboradores, para recrutar e reter as melhores pessoas, que nos ajudarão a alcançar nossa visão”, analisa Mary Barra, presidente e CEO da GM. “Fizemos enormes avanços através de nossos investimentos e inovações em tecnologia elétrica e autônoma, e vamos expandir nosso alcance, especialmente com lançamentos importantes de EVs em ampla gama de faixas de preço e segmentos”.
Para se ter ideia, a GM se juntou à Iniciativa ZEROgrid, em colaboração com líderes do setor e o Rocky Mountain Institute, para avançar rumo a uma rede elétrica menos intensiva em carbono, mais confiável e acessível. Além disso, a fabricante planeja integrar o North American Charging Standard (NACS) em futuros EVs, proporcionando acesso a mais de 15 mil supercarregadores em 2024.
O compromisso da GM também se estende à First Movers Coalition para ser inclusivo de aço, alumínio, concreto e cimento. Com um investimento de US$ 64 milhões em subsídios para quase 400 organizações sem fins lucrativos nos EUA, a companhia demonstra sua dedicação a soluções abertas para questões sociais.
No Brasil, a GM fez uma contribuição de US$ 10 milhões para a manutenção da Reserva Natural Guaricica, transformando mais de 20 mil hectares de pastagens em floresta, um passo significativo para a preservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas. A parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) também reforça o compromisso da montadora com a conservação de onças, classificadas como “Quase Ameaçadas”.
A GM está engajada em um programa de restauração na Amazônia, colaborando com a comunidade local para manter florestas nativas. Além disso, reduziu o consumo de água potável em suas unidades no Brasil, utilizando água de reuso para sistemas de resfriamento e proteção contra incêndio.
A narrativa da GM vai além de veículos elétricos e inovação tecnológica. É uma história de compromisso e esperança. Em tempos de desafios ambientais e sociais, a montadora demonstra todos os dias que a união e a ação determinada podem pavimentar o caminho para um futuro mais brilhante e sustentável, beneficiando a todos.
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET
setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...
O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE
ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...
Perspectivas e Tendências 2025
futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...