
DESMISTIFICANDO A BATERIA DOS ELÉTRICOS

Escrito por Rogério Nottoli
Orenascimento do automóvel está a todo vapor, sobretudo, com a ascensão meteórica dos veículos elétricos (EVs). Categorizados como “zero emissão”, são verdadeiros titãs sustentáveis que não ostentam nem escapamento. Porém, uma nuvem de mitos paira sobre a durabilidade e o descarte das baterias. Hoje, vamos desmistificar essa “lenda urbana”, destacando a jornada da GM na promoção de uma economia circular.
A longevidade das baterias de EVs tornou-se realidade, superando frequentemente a vida útil dos próprios veículos. Graças aos sistemas integrados, que gerenciam a carga e controlam a temperatura, as baterias não só duram mais, mas também desencadeiam um potencial revolucionário para reutilização de energia, funcionando como “super power banks” para indústrias e fazendas solares.
A GM está na vanguarda da revolução verde, com quase 95% dos materiais das suas baterias de EVs sendo recicláveis. Este processo assegura uma segunda vida aos materiais, além de reduzir as emissões em 75% e o consumo de água em 90%, em comparação com a extração de minérios tradicionais.
“Este ciclo de vida sustentável é um testemunho do nosso compromisso com um futuro zero emissão”, afirma Glaucia Roveri, Gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura para EVs da GM América do Sul.



A bateria de um EV tem a mesma função do tanque de combustível de um automóvel a combustão e sua capacidade de armazenamento de energia é determinante para a autonomia.
Geralmente, uma bateria é composta por módulos e cada um deles contém dezenas de células. Caso uma apresente algum problema, é possível fazer a substituição individualizada. Se isso ocorrer dentro do período de garantia, nos termos descritos pelo contrato, o consumidor não terá nenhum tipo de custo para a reparação – na GM, o período de garantia das baterias costuma ser de oito anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.
A montadora norte-americana destaca a sustentabilidade como uma jornada contínua. O compromisso com a reutilização e reciclagem de uma bateria é essencial na missão da GM de promover um futuro mais verde, redefinindo o papel do automóvel na sociedade.
A eficiência operacional dos EVs é outro ponto brilhante nesta narrativa verde. Estes veículos não só promovem uma condução mais eficiente, com custos significativamente reduzidos por quilômetro rodado, mas também oferecem desempenho superior em comparação com os carros movidos a gasolina, diesel ou etanol.
Hoje, os veículos elétricos representam mais de 10% de todas as vendas globais de veículos de passeio, um testemunho de sua crescente popularidade e confiabilidade. Podemos esperar definitivamente que este número só aumente, pavimentando o caminho para um futuro mais responsável no universo automotivo.
Navegue por todas as edições digitais




















Artigos relacionados
Relacionados
LUZ VERDE PARA A CADILLAC NA F1
ronco dos motores ecoa por Interlagos. O sol paulistano reflete no asfalto quente, enquanto as arquibancadas vibrantes se transformam em um mar de bandeiras e torcedores. Lá estão elas: as máquinas da Cadillac,...
O FUTURO DA RECARGA NA PALMA DA SUA MÃO
empre conectada com o futuro, a Chevrolet acaba de lançar o ‘MyChevrolet Charging’, um aplicativo inovador que transforma a forma como proprietários de veículos elétricos da marca interagem com a recarga de suas...
O carro mais importante do Brasil
o dia 19 de novembro de 1968, a primeira unidade do Chevrolet Opala deixava a linha de montagem da fábrica da GM, em São Caetano do Sul, para escrever um dos capítulos mais emblemáticos do automobilismo nacional....