DEZ ANOS E MAIS DE 1,6 MILHÃO DE MOTORES

Escrito por Rogério Nottoli

10 de maio de 2023

Afábrica da GM em Joinville, no sul do Brasil, está completando uma década – foi inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2013. De lá para cá, mais de 1,6 milhão de propulsores foram produzidos. A unidade é dedica à fabricação de motores, blocos e cabeçotes. E agora, também monta os motores da nova Montana.

Os modelos Chevrolet, equipados com os motores produzidos em Joinville, são reconhecidos no mercado pela eficiência energética. Segundo dados do Inmetro, divulgados recentemente, o Onix Plus é o automóvel flex a combustão mais econômico do País, pelo 4º ano consecutivo. Enquanto a nova Montana, recém-lançada no mercado nacional, é a mais econômica do seu segmento.

 

Para atender ao aumento da produção, motivado especialmente pela demanda de exportação para a Argentina e pelo lançamento da nova picape, a fábrica passou a operar em três turnos, a partir de novembro de 2022. Além de produzir motores para a Nova Montana, a fábrica também é responsável pelas unidades de propulsores para o Onix, Onix Plus e Tracker – veículos que consagraram a Chevrolet como a marca que mais cresceu no ano passado.

“Nos orgulhamos muito do que construímos nesses 10 anos e a expectativa é ampliar as operações, além de utilizar o máximo da capacidade de produção, sempre com a sustentabilidade em vista, apoiando a visão global da empresa de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, afirma Marcelo Ataíde, Diretor da fábrica da GM em Joinville.
“Os três pilares do ESG fazem parte do DNA da GM e continuaremos com o trabalho exemplar nessas frentes para reforçar o nosso compromisso com causas ambientais, sociais e de governança”.

A fábrica já recebeu diversos prêmios de ESG do Estado de Santa Catarina e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta, uma vez que 42% dos colaboradores são mulheres em diferentes cargos e setores – apenas na linha de montagem, por exemplo, elas representam 60% do quadro total.

No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.

A unidade conta também com um inovador sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes, considerado altamente sustentável. Iniciativas como essa também são reproduzidas na comunidade local e as instalações de um jardim filtrante e de placas de geração de energia fotovoltaicas já foram realizadas em uma escola municipal da cidade.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET

setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...

ler mais

O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE

ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...

ler mais

Perspectivas e Tendências 2025

futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...

ler mais