FUTURO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Escrito por Rogério Nottoli
Aeletrificação da frota brasileira será liderada por aplicativos de transporte, segundo um estudo recente realizado pela consultoria McKinsey. Existe uma previsão, de acordo com os dados, de que 85% da frota de veículos por app será elétrica até 2040. Esse número é quatro vezes maior do que o estimado para os carros elétricos de uso pessoal, que devem chegar a 21% da frota no mesmo período.
E mais: a expectativa é de que até lá (2040) as receitas com EVs atinjam US$ 65 bilhões. A pesquisa aponta ainda que haverá um total de 11 milhões de automóveis eletrificados em circulação no Brasil, representando 20% de toda a frota. Ótima notícia para a Chevrolet, que lidera a eletrificação no País.
Os elétricos têm sintonia com o modelo de negócio do transporte por aplicativo por duas razões: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga. Para se ter ideia, a economia que o motorista de aplicativo tem com o uso de um EV pode chegar a 80%.


Além disso, a McKinsey aponta que o consumidor brasileiro tem mais interesse pelo tema do que o consumidor de países mais ricos, pois tem ‘apetite’ por novas tecnologias. Essa boa aceitação abre caminhos para soluções mais adequadas à infraestrutura disponível. De acordo com o estudo, a previsão é de que o Brasil tenha 12 mil pontos de recarga nos próximos três anos.
Obviamente, o Brasil precisa de uma política nacional de mobilidade elétrica, com coordenação do Governo Federal – ação fundamental para o objetivo de popularizar a eletrificação. O estudo da McKinsey cita algumas iniciativas que contribuem para o processo. Entre elas, o Programa Rota 2030, que visa ampliar a inserção global da indústria automobilística brasileira e tem princípios de sustentabilidade ambiental, e o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve).

A GM acredita que o Brasil tem potencial enorme de se se tornar personagem importante no futuro da mobilidade elétrica. Na visão dos líderes da montadora, o País pode ser polo de produção, exportação e desenvolvimento – tanto de produtos, como de tecnologias da eletrificação.
Novidades estão chegando. Além do Bolt EUV, que está desembarcando na Rede Chevrolet, Equinox EV e Blazer EV também serão lançados no Brasil. Certamente, a Chevrolet vai oferecer sempre a linha mais completa de elétricos do mercado. O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro costuma dizer que a empresa tem o compromisso de liderar o processo de eletrificação na região. E assim será.
Navegue por todas as edições digitais





















Artigos relacionados
Relacionados
A NOVA FRONTEIRA DOS CLÁSSICOS
e os 100 anos da Chevrolet no Brasil são um marco na história automobilística nacional, a montadora decidiu que essa celebração precisa ir além da memória e tocar no sentimento que move gerações: a paixão por carros...
Uma viagem MUSICAL NO SPOTIFY
música e o automóvel compartilham historicamente ritmo, design e emoção. O motor dita o compasso como uma batida envolvente, enquanto o design do carro reflete a harmonia de uma composição bem-feita. Ambos evoluem com...
100 Anos em 100 Carros
Chevrolet não trouxe apenas automóveis para o Brasil – trouxe mobilidade, progresso e inovação. Em um século de presença no País, a montadora consolidou sua liderança no setor automotivo com modelos icônicos que...