LIÇÕES QUE MARRY BARRA APRENDEU EM CASA
Escrito por Rogério Nottoli
Otempo de qualidade com os filhos deve ser o grande investimento das famílias. Algumas lições valiosas devem ser ensinadas. Mary Barra, presidente e CEO da GM Company, conta em um artigo publicado no Linkedin que aprendeu bons valores sentada na mesa da cozinha de sua casa.
“Crescendo, depois da escola e, eventualmente, depois do trabalho, minha família e eu sentávamos e conversávamos sobre o dia na mesa da cozinha”, relembra a executiva norte-americana, que dirige uma das maiores empresas do mundo.
“Muitas vezes, tínhamos família extensa, amigos e vizinhos, e sempre havia espaço em nossa mesa”.
Essa troca de conhecimento e experiência é capaz de transformar os jovens de hoje em adultos melhores amanhã. Para Mary Barra, as conversas familiares foram as mais formativas de sua vida. “À medida que enfrentamos diferentes desafios e mudanças, encorajo todos a encontrar sua própria mesa de cozinha – seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar”, escreve.
De acordo com ela, um dos ensinamentos valiosos é fazer sempre o seu melhor. “Sempre que eu estava preocupada com uma nota em um teste ou tinha um dia difícil, minha mãe me perguntava: ‘Você fez o melhor que pôde’?. E ela me garantiu que isso é tudo o que importa”, conta a presidente da GM.
Ouvir leva à compreensão, e a compreensão leva a respeitar outros pontos de vista, mesmo que sejam diferentes dos seus.
Ao longo dos anos, de acordo com a executiva, ela aprendeu que uma característica importante, capaz de distinguir aqueles que realmente se destacam na vida, é o trabalho duro. “Se você escolheu fazer algo, faça o seu melhor e trabalhe duro”, recomenda Mary Barra. “Fale, seja voluntário, contribua e, quando alguém precisar de ajuda, não olhe para o outro lado. A quantidade de esforço que você colocar permitirá que você realize mais do que jamais imaginou”.
Outro aprendizado de grande valia para a líder norte-americana é encontrar o seu propósito. “Estive na GM durante toda minha carreira. Desde que entrei aos 18 anos, já trabalhei como inspetora de qualidade na linha de montagem, assistente executiva do presidente e do vice-presidente, gerente de fábrica e em outras áreas, como a Comunicação, por exemplo”, revela.
Isso fez que Mary Barra desenvolvesse empatia por todas as pessoas que trabalham na empresa. “Aos poucos, comecei a me conectar com meu propósito e percebi que tinha um papel a desempenhar com as pessoas – ajudar os outros a serem melhores – assim como minha família sempre me incentivou”, analisa.
Barra ensina algo que aprendeu na mesa da cozinha de sua casa: ouvir é fundamental. “Ouvir leva à compreensão, e a compreensão leva a respeitar outros pontos de vista, mesmo que sejam diferentes dos seus. Você não vai acertar 100% das vezes – ninguém consegue. Mas, não se orgulhe de pensar que você tem todas as respostas. Ouça”, recomenda a presidente e CEO da GM.
Barra adverte: seja honesto sempre. Afinal, a sua integridade é tudo. “Leva anos para construir e pode desmoronar em um momento”, afirma. “Faça o que você diz que vai fazer. E lembre-se sempre que se você vencer sem integridade, você não venceu. Ser honesto também significa encontrar sua voz e ter um ponto de vista”.
Inclua sempre mais um é outra lição de vida. Abra espaço. “Esse é provavelmente o aprendizado mais importante. Durante as conversas na mesa da minha casa sempre havia espaço para mais um. Todos eram incluídos. E é isso que tento realizar profissionalmente”, garante.
“Temos desafios difíceis, hoje e pela frente. Mas a conversa coletiva e o progresso que estamos fazendo sobre o poder da inclusão é um grande motivo de esperança”.
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET
setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...
O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE
ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...
Perspectivas e Tendências 2025
futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...
Relacionados
Participe