O PLANO DA MARCA EM 2024

Escrito por Rogério Nottoli

10 de janeiro de 2024

Amedida que a General Motors do Brasil se aproxima de seu centenário em 2025, um olhar atento é lançado sobre seu plano estratégico para 2024. Impulsionada por um compromisso com a transição energética e inovações tecnológicas, a Chevrolet parece estar navegando por um futuro automobilístico cada vez mais sustentável e eficiente.

“Temos compromisso com o futuro e com a descarbonização”, destacou Fábio Rua, vice-presidente de comunicação e relações governamentais da empresa, em um recente pronunciamento.

O plano da GM é “ambidestro”, revelando uma abordagem dupla: enquanto se investe no desenvolvimento de tecnologias elétricas e descarbonizadas, a montadora não negligencia a eficiência dos motores a combustão – sinalizando um compromisso com a performance, mesmo dentro de uma estrutura tradicional.
A GM já admite, inclusive, que novas tecnologias podem surgir. A menção a possibilidades futuras como veículos híbridos evidencia uma abertura a um espectro mais amplo de inovações. “Se o futuro exigir, estaremos prontos para ampliar nosso investimento em novas tecnologias”, afirmou Fábio Rua, mostrando flexibilidade diante de um mercado em constante evolução.

 

Um dos projetos audaciosos da GM é se tornar pioneira na fabricação de veículos elétricos no Brasil. “Nas atuais condições do mercado brasileiro, ainda teremos uma vida longa de veículos a combustão”, disse Santiago Chamorro, presidente e CEO da GM América do Sul, em comunicado oficial. “Mas provavelmente seremos pioneiros na industrialização de veículos elétricos no País e isso não está muito longe”.

O Brasil está posicionado de forma crucial no cenário automobilístico global, emergindo como um campo de testes estratégico para a GM. Por aqui, futuros EVs da marca passarão por testes essenciais de certificação, ajustando-se não apenas às normas legais, mas também às preferências variadas dos consumidores em diferentes mercados.

Além disso, o Brasil se destaca com um potencial promissor para iniciar a produção de carros elétricos em um futuro não muito distante. Essa jogada estratégica não só consolidaria a posição de liderança tecnológica da GM, mas também daria um impulso significativo à sua meta global de alcançar emissões zero, marcando um avanço acelerado em sua visão ambientalmente consciente.

“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais completa linha de EVs do mercado, que tenha potencial para se tornar um pólo de produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos, dadas as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor potencial”, afirmou Santiago Chamorro.

Para o próximo ano, estão confirmadas as chegadas dos novos Chevrolet Blazer e Equinox elétricos. Informações específicas sobre novos modelos ou atualizações no portfólio atual ainda não são oficiais. Entretanto, espera- se que a Chevrolet apresente inovações significativas, tanto em modelos existentes quanto em lançamentos futuros.

A Chevrolet também divulgou novidades importantes para o seu sistema OnStar, que oferece serviços por assinatura de conectividade e segurança. Além disso, a montadora da gravata dourada anunciou a nova geração da multimídia MyLink. E, de acordo com a empresa, o primeiro modelo a receber a central atualizada será a nova Chevrolet Spin. A minivan está prevista para estrear no Brasil em 2024 e vai contar com os novos sistemas da fabricante.

Até o momento, a Chevrolet mantém em segredo as atualizações no painel da Spin. Entretanto, espera-se que o modelo ganhe uma tela de 8”. Seja como for, a minivan também vai contar com a última atualização da plataforma OnStar que permite, por exemplo, atualizações remotas, também conhecidas como Over-The-Air (OTA). Para a marca, as melhorias vão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.

A GM projeta um crescimento de 2% a 5% no mercado brasileiro em 2024, segundo Fábio Rua. Isso é parcialmente atribuído às ações do governo em acelerar o processo de descarbonização e à proximidade do anúncio do Mover, a nova fase do Rota 2030. A GM Brasil busca uma produção de 600 mil carros, aproximando- se de sua capacidade máxima de 750 mil, e trabalha com mais de 350 fornecedores.

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