O QUE AS CORES DOS AUTOMÓVEIS NOS CONTAM?

Escrito por Rogério Nottoli

2 de maio de 2023

Aescolha da cor é um fator emocional extremamente relevante na hora de comprar um automóvel. Para se ter ideia, ela diz muito sobre o cliente. Segundo alguns estudos, os condutores, entre 35 e 40 anos, que preferem o branco para carro tendem a valorizar a praticidade e a simplicidade, além da capacidade de manter o valor de revenda. Os que optam pelo preto, entretanto, são mais tradicionais e elegantes; e os fãs do azul são mais criativos e versáteis.

Cerca de 39% dos carros vendidos em todo o mundo são brancos, de acordo com dados da Axalta Coating Systems – empresa fabricante de tintas e revestimentos. A preferência por essa cor é especialmente acentuada em algumas partes da Ásia, onde chega a atingir 60%. Nos Estados Unidos ou na Europa, um em cada quatro carros é branco.

Com 16%, o preto é a segunda cor mais popular, embora no mercado japonês represente até 22%. Essa também é a cor preferida pelos motoristas de veículos todo-o-terreno, independentemente de onde morem: 34% das pessoas que dirigem esse tipo de veículo preferem o preto.

No Brasil, os modelos brancos reinam com quase 45% do total das vendas. Em seguida, vem os tons de cinza e prata, representando o desejo de compensa as turbulências emocionais da vida do consumidor, que se sente mais confortado com essas duas cores. O preto e o azul ficam em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Curioso observar que na região norte e mais quente do País, o mix de cores claras é mais alto, enquanto na região sul, mais fresca, os carros escuros têm maior aceitação. Uma explicação para isso pode estar no fato de as cores terem a capacidade de reter e refletir calor. Quanto mais clara, menos calor ela retém.

“Apesar das cores neutras, como o branco, prata, preto e cinza dominarem o cenário automotivo há décadas, vale destacar que, de tempos em tempos, a GM troca a composição e atualiza as tecnologias, trazendo diferentes efeitos para elas pois o cliente está sempre em busca de novidades”, conta Alexandre Ameri, Gerente de Design da GM América do Sul.
Aliás, foi um pedido do consumidor que fez com que a Chevrolet preparasse um tom um pouco mais escuro de prata para a linha 2024, que irá estrear com o Onix. Com isso, o Prata Shark substituirá o Prata Swithblade. A mudança também abrange outros modelos, como o Spin, o Tracker, o Trailblazer e a S10. Outra novidade é o Cinza Rush, de aspecto mais contemporâneo e sofisticado, que entra no lugar do Cinza Satin Steel.

 

APOSTA EM CARROS MAIS COLORIDOS

A GM possui um time de especialistas preparados para identificar as tendências de cores. De acordo com informações da empresa, está crescendo a procura por automóveis mais coloridos, como o azul, o vermelho e o verde no País.

Nos últimos cinco anos, a participação dos carros coloridos na Chevrolet cresceu cinco pontos percentuais e já está perto dos 20% das vendas nas concessionárias. Pensando neste fenômeno, a montadora está sempre ampliando seu leque de opções de cores, como o Verde Safari, que traz uma pigmentação customizada, combinando tons verde com partículas metálicas.

Interessante que essa cor consegue mostrar múltiplos efeitos, dependendo da incidência e do ângulo da luz. Não à toa, foi a escolhida para a apresentação da Nova Montana.

“Todo lançamento da Chevrolet traz ao menos uma cor distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do design e marcar o momento”, diz Alexandre Ameri. “São aproximadamente três anos trabalhando para definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do mercado está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura sempre influenciam”.

Segundo o especialista, o Verde Safari remete à aventura e cria uma conexão com a natureza própria de utilitários; com um toque bastante contemporâneo.

“Completamente diferente, por exemplo, do Verde Lotus, que marcou a série Collection na década passada. Com uma tonalidade mais fechada, tinha o intuito de proporcionar um ar mais singular ao veículo”.

É comum encontrar tons completamente distintos de uma mesma cor, sendo ofertados simultaneamente no portfólio. Veja o caso do azul: tem o Azul Seeker do Onix, que remete à tecnologia; o Azul Eclipse do Tracker, alusivo à sofisticação; e o Azul Egípcio do Camaro, destacando a potência do Muscle Car. O superesportivo, aliás, é o modelo com o maior percentual de carros coloridos vendidos. Mais da metade dos donos busca se diferenciar, optando por cores excêntricas, como o Laranja Sunset, por exemplo.

TINTA AUTOMOTIVA DO FUTURO

O portfólio Chevrolet é composto atualmente por 12 modelos, incluindo o primeiro elétrico da marca, o Bolt EV. Os carros têm entre cinco e oito diferentes opções de cores entre as sólidas, metálicas e multicamadas, que se diferenciam pela maior percepção de profundidade na pintura, valorizando ainda mais o design do veículo.

Antes de chegarem à linha de produção, as tintas passam por testes de harmonia, com o propósito de verificar se a cor proposta para carroceria se conecta com todos os outros elementos do veículo quando exposta a diferentes tipos de fontes de luz. A última etapa é a aprovação em clínicas com o público-alvo.

Como a GM está sempre de olho no futuro, a empresa já se prepara para poder adotar uma próxima geração de tintas, mais avançada e sustentável, que também garante um aspecto extra premium ao veículo. Atualizações na estrutura de pintura, no entanto, costumam ser uma das mais onerosas numa linha de montagem. Como exemplo, a fábrica de São Caetano do Sul está recebendo investimentos de US$ 120 milhões em novos equipamentos e processos para melhor qualidade e produtividade neste setor.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

CAÇAMBA LOTADA DE ARGUMENTOS DE VENDA

caçamba de uma picape não é apenas um espaço para carga, é um elemento essencial que muitas vezes define a escolha do consumidor. Neste aspecto, longe de ser um simples compartimento, a Chevrolet Silverado se destaca,...

ler mais

ABRAC PARTICIPA DE CONVENÇÃO NA COLÔMBIA

Abrac teve importante participação na recente convenção anual da Asonac (Associação Nacional de Concessionárias Chevrolet da Colômbia), realizada na cidade histórica de Cartagena. O evento, que inicia uma nova etapa...

ler mais

AS MELHORES AVENTURAS COMEÇAM COM UMA S10

Chevrolet S10 não é apenas a picape preferida do setor agropecuário. Ela também é um símbolo de liberdade, aventura e versatilidade. A partir da ideia e do slogan publicitário, “Sua Vida Pede uma S10”, a marca...

ler mais