OS TÁXIS DO FUTURO

Escrito por Rogério Nottoli

4 de maio de 2022

São Francisco é uma das cidades mais incríveis e divertidas dos Estados Unidos. Belíssima e efervescente, ela é repleta de boas atrações para todos os gostos. Uma das experiências mais procuradas na atualidade, para você saber, são os robô-táxis da GM, que operam à noite, gratuitamente, das 23h às 5h. Há uma lista pública onde os interessados devem se inscrever para ter a oportunidade de pegar carona em um carro autônomo.
Imagine a cena. Um carro elétrico, totalmente sem motorista, navegando sozinho em uma das cidades mais agitadas e difíceis de dirigir no mundo.

A Cruise, divisão da GM que opera os AVs, avalia que o horário noturno oferece uma oportunidade de negócios única, pois motoristas estão cansados, distraídos, com pouca visibilidade ou bêbados. É o momento em que as opções seguras e acessíveis de mobilidade são bem mais limitadas.

Por enquanto, os robô-táxis são baseados no Chevrolet Bolt EV. Em breve, também serão colocados nas ruas de São Francisco o Cruise Origin, primeiro veículo elétrico sem motorista, sem pedais e sem volante da GM – neste caso, porém, cada um dos quatro passageiros transportados pagará uma tarifa para ter seu assento reservado.
É importante ressaltar que o Origin foi desenhado para priorizar o conforto dos passageiros, trazendo características como portas deslizantes de abertura ampla (permitindo a saída e entrada simultâneas do veículo).

Construído sobre uma plataforma modular, que será empregada em outras marcas da General Motors, cada Origin terá uma vida útil de mais de 1,6 milhão de quilômetros, podendo receber nesse período upgrades mecânicos, eletrônicos e de sensores.

Os promotores desse tipo de serviço de carona autônoma preveem que a tecnologia vale trilhões de dólares e revolucionará o transporte. Para se ter ideia, a empresa de investimentos Ark Invest calcula que as plataformas autônomas de carona adicionarão US$ 26 trilhões ao PIB global e US$ 2 trilhões em lucros por ano.
A Cruise é a única organização de veículos autônomos a obter permissão para oferecer passeios públicos em veículos sem motorista na Califórnia, até o momento.

“Há muitos funcionários da Cruise que estão testando e refinando a experiência completa do cliente, enquanto damos mais um grande passo em direção ao primeiro produto AV comercial em um ambiente urbano denso”, escreveu Kyle Vogt, fundador e presidente da empresa, em uma descrição de vídeo no Youtube.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET

setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...

ler mais

O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE

ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...

ler mais

UM NOVO HORIZONTE DE POSSIBILIDADES

a sede da Abrac, em São Paulo, a Reunião do Conselho contou com a presença expressiva de dealers da Rede de Concessionárias, líderes da associação e executivos da General Motors. O encontro estratégico, às vésperas da...

ler mais

Participe

Inscreva-se