OInstituto General Motors (IGM) é como uma força motriz para a transformação social, atuando como incansável defensor das comunidades onde a montadora está presente no Brasil. Em perfeita sintonia com a abrangente agenda ESG da GM, suas ações têm um enfoque inequívoco: a construção de um futuro plenamente elétrico e livre de emissões, totalmente inclusivo e acessível a todos os indivíduos.
Através da tecnologia, da inovação e da educação, sua principal bandeira, o IGM, que completa 30 anos em 2023, cria oportunidades que pavimentam o caminho para um mundo melhor. Por quase três décadas, está comprometido firmemente em erradicar as desigualdades, gerar impactos positivos nas pessoas e no planeta, além de promover a Agenda 2030 da ONU.
Nesta entrevista exclusiva para a Revista em Rede, a presidente Daniela Kraemer explica como o Instituto General Motors tem tocado a vida de milhares de pessoas, graças ao apoio e dedicação incansáveis de seus parceiros e voluntários, que se esforçam para fazer a diferença de forma altruísta.
Boa leitura!
REVISTA EM REDE: Como o Instituto General Motors tem promovido a transformação social por meio da inovação e da tecnologia?
DANIELA KRAEMER: O Instituto General Motors é o braço social da General Motors no Brasil, responsável pelo Investimento Social Privado da companhia e forte interlocutor nas comunidades onde a GM está inserida em nosso País. O trabalho do instituto está totalmente alinhado com a estratégia da GM, que leva em conta a agenda ESG em toda a sua atuação e está focada no desenvolvimento de um futuro totalmente elétrico e com zero emissões de forma inclusiva e acessível a todos.
Acreditamos que, para modificar a sociedade e construir um mundo melhor para as gerações futuras, é preciso criar oportunidades aliando tecnologia, inovação e educação, nossa principal bandeira. O investimento nessas áreas é fundamental para promover o desenvolvimento humano, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. É assim que atuamos há quase 30 anos, vislumbrando a superação das desigualdades e gerando impactos positivos nas pessoas e no planeta, em alinhamento às melhores práticas ESG e à Agenda 2030 da ONU.
O IGM atua em prol da transformação social por meio de quatro frentes: educação, cidadania, empreendedorismo e diversidade. Juntas, elas beneficiam milhares de pessoas, o que só é possível com o apoio de nossos parceiros e voluntários, que dedicam seu tempo para fazer o bem.
CLIQUE NAS PERGUNTAS ABAIXO PARA LER AS RESPOSTAS
Quais são os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto General Motors para incentivar a inclusão tecnológica na educação STEAM?
A educação é uma pauta que faz parte do DNA do Instituto General Motors, sendo inclusive uma das nossas frentes de atuação. Nesse contexto, o incentivo a projetos inovadores de Educação STEAM é um assunto que vem despertando cada vez mais a nossa atenção, já que, ao compartilhar a expertise da GM nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, podemos transformar a realidade de milhares de estudantes brasileiros com um viés de inovação.
Nos últimos dois anos, o IGM foi mantenedor do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), organização social que apoia novas alternativas de aprendizagem na rede pública de educação e fomenta a transformação sistêmica dos métodos de ensino, através do acesso a tecnologias digitais eficazes.
Também investimos no Desafio de Manufatura Avançada, projeto realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A iniciativa incentiva jovens dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas a encontrar soluções para problemas do seu cotidiano, com a ajuda de mestrandos do ITA, estimulando o empreendedorismo e o pensamento computacional a partir de tecnologias como a Inteligência Artificial.
Além disso, promovemos, em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o IGM Acelera, programa que seleciona projetos inovadores de startups para receberem mentoria da instituição. Em 2022, 57 projetos foram inscritos na iniciativa e três conectados à educação, inclusão, sustentabilidade e inovação foram escolhidos para incubação no Parque Tecnológico. Ao todo, 122 horas de mentoria foram oferecidas pelo IGM Acelera ao longo dos processos de seleção no ano passado.
Os três projetos escolhidos para incubação no Parque Tecnológico foram: Lori Comunica, um aplicativo que busca dar voz a quem precisa, contribuindo no desenvolvimento da fala e cognitivo para pessoas que possuem autismo, paralisia cerebral, AVC; o Schoolar, que também é um aplicativo em realidade aumentada visando aplicação das ODS´s; e a Super Bateria Iônica, mais leve, mais segura, com mais durabilidade e desenvolvida com utilização de tecnologia limpa, trazendo benefícios para sociedade em escala mundial.
Como o Instituto General Motors tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade nas áreas de cidadania, contemplando aspectos sociais, econômicos e ambientais?
Não há caminho para o desenvolvimento sustentável sem incorporar a temática ESG no centro do debate sobre cidadania e melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por meio do IGM Comunidades, que oferece suporte financeiro a organizações sociais indicadas por funcionários da GM, o Instituto General Motors amplia o impacto positivo dessas iniciativas em suas comunidades, assim como incentiva o voluntariado corporativo do público interno da GM nessas ações.
Anualmente, o instituto lança um edital interno e estimula funcionários da GM a inscreverem suas iniciativas. Para participar do IGM Comunidades, os projetos devem estar conectados aos ODS prioritários do IGM e contemplar trabalho voluntário. Os candidatos participam de uma banca examinadora formada por executivos da liderança da GM, especialistas da área social e parceiros IGM.
Além de engajar o funcionário da GM, que assume o protagonismo do investimento da entidade, o projeto também oferece conhecimentos metodológicos às organizações sociais. Ambos recebem mentorias de cerca de 40 horas e têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de ações que geram impacto positivo na sociedade.
Na edição de 2022, contribuímos com 11 iniciativas diversas como formação de equipes de robótica em escolas públicas; novos equipamentos para costureiras empreendedoras em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo, promovendo o aumento de renda; criação de hortas sustentáveis em escolas públicas e em casas de recuperação para dependentes químicos, como ferramenta de alimentação saudável e também terapia ocupacional; aulas de reforço em matemática para jovens pré-vestibulares; entre várias outras ações de cidadania.
Quais são os critérios e as iniciativas de apoio à micro e pequenos empreendedores promovidas pelo Instituto General Motors?
Nós acreditamos que o empreendedorismo cumpre um papel fundamental para a solução dos problemas sociais, pois carrega o viés muito forte de inovação e geração de renda.
Não é à toa que, desde 2020, realizamos o IGM Impulsiona, projeto que auxilia pessoas, em situação de vulnerabilidade, a transformar seu sonho ou habilidade em um negócio. Além disso, ajudamos microempreendedores a profissionalizar o seu negócio, aperfeiçoando suas estratégias de comunicação, marketing, controles financeiros e operação.
Até o momento, foram disponibilizadas turmas específicas para pessoas impactadas pela pandemia, mulheres negras, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas trans, pessoas com deficiência, mulheres residentes em comunidades periféricas e comunidade de escola de samba, um grupo muito impactado pelo isolamento social em consequência da COVID-19.
No IGM Impulsiona, cada microempreendedor é convidado a elaborar um plano de negócio, construído ao longo de uma semana, durante um curso, por meio de uma ferramenta especifica, chamada By Necessity. Após essa etapa, cada participante recebe, durante três meses, consultoria personalizada para ajudar a superar os desafios de colocá-lo em prática.
Com esse acompanhamento próximo, 458 participantes já executaram o seu plano de negócio, tendo 30% deles aumentado a sua receita, 15% aberto formalmente a sua empresa, potencializando as chances de crédito e oportunidades, e 11% empregaram outras pessoas.
Como o Instituto General Motors enxerga o empreendedorismo como fonte de inovação e geração de renda?
Contribuir com o fomento ao empreendedorismo é uma forma de estimular o desenvolvimento da sociedade e promover soluções inovadoras, que podem impactar positivamente a vida dos brasileiros, em especial nas áreas de maior vulnerabilidade social. As pessoas só desfrutam de uma boa qualidade de vida quando possuem meios de sobrevivência dignos e são produtivas colocando em prática os seus talentos, aptidões, o que, muitas vezes, só é alcançado através do empreendedorismo, um importante mecanismo de geração de renda.
É dessa forma que sonhos se tornam realidade e novas ideias saem do papel, trazendo inovações que ajudam a transformar a realidade como conhecemos. Além disso, investir em ações empreendedoras aumenta a autoestima e melhora os aspectos psicológicos dos envolvidos, assim como mobiliza comunidades inteiras, trazendo transformações duradouras e marcantes para a sociedade.
Qual é o papel da diversidade nas ações do Instituto General Motors? Como vocês promovem uma sociedade mais justa e plural por meio da inclusão de todas as pessoas?
A diversidade é uma pauta de grande relevância para o IGM e estamos comprometidos em promover um ambiente cada vez mais inclusivo, onde o respeito pelas diferenças é prioridade, contando sempre com visões e posicionamentos diversos em nossas iniciativas.
Além disso, buscamos promover a participação de diferentes públicos em nossos projetos, como o IGM Impulsiona, que ofereceu turmas específicas para mulheres negras, pessoas trans e pessoas com deficiência. Nosso objetivo é promover oportunidades para grupos sub-representados, entendendo a urgência de ações que incentivem a inclusão social para o alcance do desenvolvimento sustentável.
Quais são os resultados mais significativos alcançados até agora pelos projetos do Instituto GM em termos de beneficiados, horas de voluntariado e colaboradores engajados?
Acabamos de publicar o nosso Relatório de Atividades de 2022 e nele trazemos um grande balanço sobre as nossas iniciativas. Somente no ano passado, 37.058 pessoas foram beneficiadas pelos projetos do Instituto General Motors, através do trabalho desenvolvido com os pilares de Educação, Desenvolvimento Social e Tecnologia, assim como pelas campanhas e ações realizadas pelos Comitês de Voluntariado presentes nas fábricas e unidades de produção da GM.
Ao todo, 6% dos colaboradores da GM dedicaram 6.526 horas ao voluntariado corporativo, principalmente no uso de suas habilidades e competências para aumentar o impacto social do IGM. Nossa plataforma de voluntariado IGM Transforma cumpre um papel fundamental nesse processo.
Nela, o colaborador vai encontrar oportunidades diversas de dedicar seu tempo, suas habilidades e afeto em organizações sociais. É uma ferramenta que incentiva a participação constante do público interno da GM em ações sociais, conectando organizações a voluntários engajados e com vontade de fazer a diferença – www.igmtransforma.com.br, confira.
Quais são os planos futuros do Instituto GM para continuar fomentando e desenvolvendo projetos nas frentes de atuação, como educação, cidadania, empreendedorismo e diversidade?
Este é um ano muito marcante para a trajetória do Instituto General Motors, pois iremos comemorar, em novembro, nosso aniversário de 30 anos. Nosso desejo é continuar estimulando grandes mudanças na sociedade, investindo sempre em quem move o mundo: as pessoas.
Para isso, estamos traçando um plano de expansão, com o objetivo de tornar nossos projetos futuros ainda mais alinhados à nossa causa e pilares estruturantes. Pretendemos também potencializar a nossa geração de impacto positivo e aproximar ainda mais a General Motors das suas comunidades.
Sabemos que ainda temos muito a contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável em nosso país e seguiremos firmes atuando em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Acreditamos sempre que juntos, somos mais fortes.
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET
setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...
O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE
ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...
Perspectivas e Tendências 2025
futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...