SAIBA O QUE ESPERAR DO SETOR EM 2023

Escrito por admin

3 de março de 2023

Novo ano, novo governo. O mercado de automóveis tem potencial para crescer e a expectativa é que a indústria volte à normalidade, após três longos anos de crise no fornecimento de componentes, sobretudo, os semicondutores. Os SUVs vão vender ainda mais, o setor de picapes ganhará uma variedade de novos produtos, as montadoras seguirão apostando nos veículos mais caros e o valor dos carros usados, que atingiram o pico máximo em 2022, estão caindo.

A ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, projeta um crescimento de 4,1% neste ano nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
“Temos potencial para crescer mais, porém estamos cautelosos em relação à questão do elevado custo de crédito para os consumidores, que vem impactando sobretudo os segmentos de maior volume do mercado. Vamos debater muito com o novo governo alternativas para melhorar essa situação”, avalia o presidente Márcio de Lima Leite.

A entidade já apresentou, inclusive, uma agenda ao presidente Luís Ignácio Lula da Silva, que ela define como prioritária para o desenvolvimento do setor. Entre os pontos destacados, estão a reindustrialização e o fortalecimento da cadeia de suprimentos, retomada das vendas a prazo, redução dos custos tributários, previsibilidade, mobilidade e investimentos em infraestrutura, renovação da frota, descarbonização, eletrificação e biocombustíveis.

Já do lado da oferta, ainda de acordo com Márcio de Lima Leite, a expectativa para 2023 é de uma melhora no fornecimento de semicondutores, principalmente a partir da metade deste ano, o que deve reduzir os problemas de paradas de fábrica ou de veículos incompletos nos pátios das montadoras.

Márcio Stéfani, diretor da AutoData Editora, acredita que o novo governo, a exemplo do que já realizou no passado, entre 2003 e 2010, período dos dois primeiros mandatos do atual presidente, utilizará o setor automotivo como um dos alavancadores do processo de reindustrialização e desenvolvimento que o Brasil precisa começar a empreender.
“Caso isto efetivamente ocorra e se este movimento for aceito pelas montadoras, poderemos ter um novo período de prosperidade e desenvolvimento para o setor no Brasil, tanto em termos industriais como mercadológicos”, analisa Stéfani.

Ele acredita que os próximos três meses do ciclo governamental serão decisivos para começar a entender definitivamente o que esperar em um futuro próximo, não apenas para a indústria automobilística, mas para o Brasil como um todo.

“Já sabemos que continuaremos enfrentando problemas de produção advindos ainda da falta de componentes, durante todo o primeiro semestre e, também, que temos poucas chances de o Banco Central optar por reduzir a taxa Selic do atual patamar de 13,65%, pelo menos no curto prazo, com consequências para o financiamento, que é muito importante para as vendas de veículos”, afirma Stéfani.

“Com base neste raciocínio, considero que apostar em um crescimento entre 3% e 5% nas vendas de veículos no Brasil é uma aposta bastante razoável para 2023”, completa o diretor de Autodata.

Nas projeções de José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os segmentos de automóveis e comerciais leves deverão ter resultados equivalentes aos apresentados no ano passado. “Para o setor em geral, estimamos aumento de 3,3%, muito em função do segmento de motocicletas, que deverá crescer 9% em 2023”, afirma o dirigente.

“No entanto, essas perspectivas devem ser revistas a cada trimestre e dependerão do comportamento da economia e da evolução do planejamento do novo governo, que ainda está traçando suas metas e objetivos, o que torna as previsões, para qualquer setor, muito incertas”, adverte Andreta.

OTIMISMO NA GM
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, está confiante. “2023 deve ser um ano de muitas novidades, de colocar em prática tudo o que teve de ser adiado em virtude do período da pandemia”, analisa. “Estamos a todo o vapor; temos muitos planos sendo executados e estamos prontos para trazer o que há de mais inovador para nossos clientes e parceiros. No geral, esperamos um cenário convidativo para esse momento de retomada total de todas as atividades e lançamentos”.

O presidente da GM acredita que, aos poucos, o mercado está reaquecendo, assim como toda a Economia. “Pretendemos retomar nossos projetos na totalidade”, garante. “Neste ano, nosso foco está no lançamento e início da produção e operação comercial de novos produtos – como a Silverado e a Nova Montana, respectivamente. É o ano das picapes Chevrolet; investiremos muito nesse segmento”.

 

Na visão de Chamorro, a nova Chevrolet Montana chega para ocupar espaço no segmento de picapes médio-compactas. “Com base nos resultados que tivemos com a pré-venda online, o prognóstico é muito animador”, afirma. “As duas mil unidades reservadas para a pré-vendas esgotaram em pouco tempo, o que nos dá uma dimensão sobre o sucesso da Nova Montana e sobre o interesse do brasileiro pelas picapes, principalmente as mais versáteis”.

Outra missão da montadora aqui no Brasil, de acordo com Chamorro, é seguir a jornada de eletrificação, uma das prioridades da fabricante no mundo todo. “Entendemos que o futuro da mobilidade é 100% elétrico e sustentável”, avalia. “Nesse sentido, como anunciamos em 2022, pretendemos trazer três novos EVs para nosso portfólio no Brasil e na América do Sul em breve”.

Segundo o presidente da GM, a marca está comprometida com o desenvolvimento de soluções que conectem às pessoas àquilo que realmente importa em suas vidas. “Lideramos o movimento pela sustentabilidade na mobilidade, por meio dos carros elétricos, e estamos atentos às demandas de nosso público para oferecer produtos e serviços que sejam cada vez mais assertivos e prontos para atender às necessidades de nossos clientes”, diz.

Portanto, de acordo com os especialistas que estão transformando o mercado automotivo, 2023 será um ano morno, certamente mais aquecido que 2021, 2020, 2019…

A expectativa é positiva para a Rede Chevrolet, já que os resultados operacionais foram bons no ano passado, haverão modelos novos chegando aos showrooms e a marca seguirá sendo muito competitiva em todos os segmentos que atua. Seguiremos crescendo!

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET

setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...

ler mais

O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE

ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...

ler mais

Perspectivas e Tendências 2025

futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...

ler mais

Relacionados