Um ‘Vette’ de corrida moderníssimo para chamar de seu. Esta é a ousada proposta do Corvette Z06 GT3.R, que deve estrear nas pistas de competições em 2024, equipado para os campeonatos da categoria GT3. O curioso é que qualquer consumidor ou equipe privada poderá comprar o supercarro pronto para disputar provas de velocidade ou de resistência.
É a primeira vez que a Chevrolet oferece este tipo de negócio no mundo. Ou seja, se você quer um Z06 ‘hardcore’ para competir, é possível. Basta a montadora norte-americana configurar o seu.
A máquina usa o mesmo chassi de alumínio do modelo de rua C8 Z06, porém, foi modificado para uso somente nas pistas.
O motor central é o LT6 V8 de 5,5 litros, naturalmente aspirado com virabrequim plano, que recebe apenas pequenos ajustes em comparação com a unidade de potência de produção – o propulsor é capaz de produzir até 600 cv, de acordo com os regulamentos da GT3.
Ouça o ronco do motor
É a primeira vez que a Chevrolet oferece este tipo de negócio no mundo. Ou seja, se você quer um Z06 ‘hardcore’ para competir, é possível. Basta a montadora norte-americana configurar o seu.
A máquina usa o mesmo chassi de alumínio do modelo de rua C8 Z06, porém, foi modificado para uso somente nas pistas. O motor central é o LT6 V8 de 5,5 litros, naturalmente aspirado com virabrequim plano, que recebe apenas pequenos ajustes em comparação com a unidade de potência de produção – o propulsor é capaz de produzir até 600 cv, de acordo com os regulamentos da GT3.
Para levar toda a potência do motor para as rodas traseiras do novo carro de corrida da Chevrolet, a transmissão passa de dupla embreagem do modelo de rua para uma sequencial de seis velocidades.
Os últimos testes de túnel de vento já foram finalizados e, agora, existe um cronograma para a etapa final de desenvolvimento do Z06 GT3.R. Nesta fase, certamente, a ideia é descobrir se existem pontos fracos e como a GM pode melhorá-los, antes que o Corvette seja definitivamente homologado.
A Corvette Racing, que já venceu mais de 120 corridas e conquistou 14 títulos de fabricantes, atualmente coloca na pista o Chevrolet C8.R para disputar campeonatos como o IMSA, nos Estados Unidos e Canadá, além do Mundial de Endurance da FIA. Esses dois programas, provavelmente, continuarão em 2023, antes que o Corvette Z06 GT3.R chegue oficialmente.
A partir de 2024, as equipes- clientes da Chevrolet poderão competir com o Z06 em todas as séries do GT3, como nas 24 Horas de Nürburgring, no ADAC GT Masters e no DTM. Assim, os fãs do V8 em todo o mundo ainda poderão desfrutar do som áspero, sem filtro e distinto dos ‘Vettes’ de corrida. Que venham os rivais!
Vale destacar que o regulamento do Grupo GT3 permite a participação de vários tipos de carros, como Lamborghini, Aston Martin, Audi, Porsche, entre outros, independentemente de seus tamanhos, motores ou configurações de chassi. Mas exigem que os veículos sejam baseados em carros de produção e tenham uma relação peso/potência muito semelhante.
Navegue por todas as edições digitais
Artigos relacionados
Relacionados
O IMPATO POSITIVO DO 1º PRÊMIO ESG CHEVROLET
setor automotivo vive um momento decisivo. Em uma era onde sustentabilidade, justiça social e governança corporativa são pilares de competitividade, iniciativas que promovem as práticas ESG (Environmental, Social, and...
O SALTO QUÂNTICO DA CONECTIVIDADE
ense em um automóvel que funciona como uma extensão do seu mundo digital, tão inteligente quanto seu smartphone e tão rápido quanto à internet de fibra óptica que conecta sua casa. É isso que a Chevrolet promete...
Perspectivas e Tendências 2025
futuro é moldado pelos fragmentos do presente - ajustes finos que, embora quase imperceptíveis no dia a dia, pavimentam mudanças significativas. O setor automotivo brasileiro, ao entrar em 2025, carregará um otimismo...
Participe