ABRAC PARTICIPA DE CONVENÇÃO DA ASONAC NA COLÔMBIA

Escrito por Rogério Nottoli

30 de maio de 2025

O setor automotivo não opera isolado. Ele se movimenta em redes interligadas por inovação, desafios e uma necessidade constante de adaptação. Esse foi o espírito que guiou a Convenção da Asonac (Associação Nacional das Concessionários Chevrolet na Colômbia), realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Cartagena. A jornada de reflexão reuniu mais de 60 líderes do setor, incluindo investidores, executivos da GM e representantes da Rede Chevrolet da região.

Pelo segundo ano consecutivo, a Abrac esteve presente na convenção, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e estratégias entre os mercados brasileiro e colombiano. “É um intercâmbio importante sobre as tendências da indústria automotiva nas regiões e do desempenho de nossa marca em cada uma delas”, destaca Décio Farah, Superintendente da Abrac, que representou a associação brasileira nesse importante evento do mercado automotivo da Colômbia.

O Brasil em Foco

A participação da Abrac permitiu uma troca valiosa sobre o funcionamento do mercado automotivo brasileiro e suas possíveis aplicações na Colômbia. Um dos temas centrais abordados na apresentação do executivo Décio Farah foi a dinâmica das vendas diretas no Brasil, um modelo que vem se consolidando e serve de referência para a Chevrolet colombiana no futuro.

“Esse ano tivemos a oportunidade de apresentar o que é e como funciona o mercado de vendas diretas no Brasil, bem como falar de alguns projetos da marca que estão em fase de estudos e/ou implantação no Brasil e que podem, num futuro próximo, serem levados para a Colômbia”, explica Décio Farah.
Essa conexão entre mercados fortalece a presença regional da Chevrolet e permite que concessionárias de diferentes países aprendam com as experiências umas das outras, acelerando a implementação de soluções inovadoras e aprimorando a experiência do consumidor sul-americano.

Visão Global e Tendências do Setor

Além das discussões sobre o mercado brasileiro e colombiano, a Jornada Anual de Reflexão da Asonac trouxe palestras com líderes internacionais, que abordaram o impacto das mudanças no setor automotivo em diferentes regiões do mundo. Entre os destaques, Gerardo Pérez, Presidente da AECDR (Alliance European of Car Dealers and Repairers), apresentou um panorama sobre as transformações do mercado europeu na última década, enquanto Manuel Garrido, CEO de um dos maiores grupos mexicanos de concessionárias e serviços automotivos, compartilhou os desafios enfrentados ao expandir seus negócios para o mercado norte-americano.

Para Décio Farah, essa troca informações entre dealers de diferentes países tem um papel essencial no fortalecimento da Rede Chevrolet na América Latina. “Esse relacionamento entre associações e concessionários é muito saudável, pois permite compartilhar pontos positivos, dificuldades comuns e buscar sempre construir soluções que possibilitem a evolução dos negócios da Rede e da Marca”, ressalta.

Impacto do Intercâmbio

A Jornada Anual de Reflexão da Asonac promove inovação, desenvolvimento e novas perspectivas de mercado. A participação da Abrac reforça a importância do Brasil como um player estratégico na indústria automotiva regional, compartilhando conhecimento e experiência, contribuindo para o fortalecimento das operações nos países vizinhos.

Em um setor cada vez mais globalizado, esses encontros consolidam parcerias e também abrem novos caminhos para um futuro automotivo mais integrado e sustentável. A Chevrolet avança lado a lado com suas redes no Brasil e na Colômbia, compartilhando desafios, oportunidades e soluções em uma jornada de evolução conjunta e contínua.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

A NOVA FRONTEIRA DOS CLÁSSICOS

e os 100 anos da Chevrolet no Brasil são um marco na história automobilística nacional, a montadora decidiu que essa celebração precisa ir além da memória e tocar no sentimento que move gerações: a paixão por carros...

ler mais

Uma viagem MUSICAL NO SPOTIFY

música e o automóvel compartilham historicamente ritmo, design e emoção. O motor dita o compasso como uma batida envolvente, enquanto o design do carro reflete a harmonia de uma composição bem-feita. Ambos evoluem com...

ler mais

100 Anos em 100 Carros

Chevrolet não trouxe apenas automóveis para o Brasil – trouxe mobilidade, progresso e inovação. Em um século de presença no País, a montadora consolidou sua liderança no setor automotivo com modelos icônicos que...

ler mais