CONECTIVIDADE É A ALMA DO NEGÓCIO

Escrito por Rogério Nottoli

19 de janeiro de 2022

Se o cliente busca um automóvel inteligente, ele segue direto para a concessionária Chevrolet mais próxima. Até porque o serviço de conectividade da marca cresce 10 vezes mais que o ritmo do mercado – mais um belo argumento de venda. É fundamental destacar que a Chevrolet soma cerca de 265 mil automóveis conectados ativos no Brasil, oferecendo serviços como Wi-Fi, aplicativo, diagnóstico remotos, alertas de manutenção, atualização de sistema eletrônicos via internet e OnStar.

“Os serviços conectados crescem de maneira exponencial porque o motorista já qualificou o quanto eles agregam no que se refere à comodidade, praticidade e, principalmente, tranquilidade. Tanto que um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia está na maior segurança aos passageiros”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

O consumidor, que vive entre o mundo real e o digital, definitivamente deseja que seu próximo carro tenha acesso à internet. Na verdade, ele sabe que o automóvel já se tornou, há algum tempo, mais do que um simples meio de transporte, colaborando para integrar a mobilidade e a conectividade.

 

O Bluethooth, por exemplo, considerado o pontapé da conectividade, nasceu para trazer mais segurança. Afinal, permite que o motorista atenda chamadas de telefone pelo sistema de áudio do veículo sem tirar as mãos do volante e os olhos da estrada. O segundo nível veio com a chegada do Android Auto e Apple Car Pay, possibilitando a projeção de aplicativos do smartphone na tela do veículo.

A Chevrolet foi igualmente pioneira ao apresentar o primeiro carro nacional com telemática avançada OnStar. Como esta tecnologia estabelece a conexão via internet do automóvel com uma central de atendimento, quando acontece um acidente mais grave, a ocorrência com a geolocalização é imediatamente informada e os atendentes entram em contato com os ocupantes para entender qual tipo de socorro será necessário.
Manutenção em dia também traz mais sossego às pessoas. Pelo fato de o OnStar fazer parte da arquitetura eletrônica do automóvel, ele é capaz de identificar possíveis anomalias e a proximidade do momento de revisões. De 2020 para 2021, as manutenções periódicas sinalizadas via OnStar cresceram 70%, sendo que mais de 27 mil proprietários fizeram seu agendamento online. Mais de 1,1 milhão de diagnósticos sobre as condições do veículo – como troca de óleo e pressão de pneus – foram enviados aos proprietários.

 

O OnStar também emite alertas para o WhatsApp do usuário, caso ele deseje. O uso intenso deste canal de relacionamento com os clientes também se destacou no ano passado. Foram enviados mais de 220 mil alertas de revisão aos clientes e mais de 15 mil alertas de bateria com baixo nível de carga, a maioria por deixar o carro sem uso por períodos prolongados, situação comum em época de isolamento social.

Usuários que seguiram as orientações do OnStar evitaram ter de recorrer à assistência técnica ou de adquirir uma bateria nova. Ninguém, numa emergência, gostaria de se deparar com um carro que não tem energia para dar a partida no motor.

Outra funcionalidade do OnStar disponível é a atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo via OTA (over the air). O processo é semelhante ao que ocorre com smartphones, permitindo melhoramentos sem que o motorista precise necessariamente se deslocar até uma concessionária para realizar o serviço.

LINHA ONIX MAIS CONECTADA
Atualmente, todo portfólio de novos produtos da Chevrolet oferece serviços de conectividade, desde o superesportivo Camaro até o compacto Onix. O modelo de entrada da marca passou recentemente a trazer OnStar também para as versões intermediárias (RS, LTZ e Midnigh). Antes, era exclusividade da configuração mais sofisticada, a Premier.

 

O Onix juntamente com o Tracker são os atuais campeões de vendas em seus respectivos segmentos e os que lideram os índices de digitalização da marca. De suas unidades equipadas com a tecnologia, 98% deles têm o sistema ativo. O público familiar e o perfil antenado dos consumidores contribuem para este fenômeno.

Próximo da totalidade também é o percentual de veículos roubados localizados pelo OnStar. Isto porque, assim que a central é informada e autorizada, ela inicia o rastreamento e pode até fazer o bloqueio do motor para facilitar as buscas por parte das autoridades. O caso do furto de um veículo de uma concessionária Chevrolet em Belém (PA), em setembro, ganhou repercussão nacional pela rápida recuperação do automóvel graças a este sistema.

O OnStar irá completar sete anos no mercado brasileiro e representa o terceiro nível de conectividade. A telemática avançada trouxe outro benefício interessante: a possibilidade de comandar funções do veículo à distância pelo smartphone ou smartwatch.

É possível travar e destravar as portas, fazer check-up dos principais sistemas do veículo e consultar a quilometragem, por exemplo, assim como dar partida remota para pré-climatizar a cabine. Um conforto acessado mais de 400 mil vezes pelos usuários em 2021.

APLICATIVOS NATIVOS DE STREAMING
A tecnologia mais recente da Chevrolet é o Wi-Fi nativo. Chegou ao Brasil com o Cruze 2020 e hoje se transformou em um dos produtos mais desejados pelo consumidor. A primeira razão é o sinal de internet 4G até 12 vezes mais estável, em função das antenas amplificadas da Chevrolet.

Até sete aparelhos simultâneos podem ser pareados à rede própria do veículo. Este serviço é muito útil para quem utiliza com frequência aplicativos como Waze, Spotify e WhatsApp e não quer sofrer com muita oscilação de sinal.
O Wi-Fi nativo também é valorizado por clientes que dependem de internet móvel para trabalhar e não querem ficar consumindo o plano de dados do smartphone. Fundamental para a agricultura de precisão, este recurso faz muito sucesso na picape S10, a preferida do agronegócio.

A procura pelos planos de Wi- Fi veicular da Chevrolet também apresenta crescimento. Ao todo foram vendidos mais de oito mil pacotes de dados por mês no último ano. Sendo que, de cada 100 carros conectados da marca, 95 deles estavam atrelados a um plano com pacote de dados móveis. Um índice realmente impressionante.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

FILOSOFIA VIBRANTE: “JUNTOS NA DIREÇÃO”

nquanto a indústria automobilística aguarda as celebrações do centenário da Chevrolet no Brasil em 2025, a GM lança um posicionamento de marca dinâmico no Brasil: “Juntos na Direção”. A nova filosofia é – na verdade -...

ler mais

PROJEÇÕES PARA 2024

m um ano que promete ser de viradas significativas, o mercado automotivo brasileiro encara 2024 com otimismo cauteloso. De acordo com as últimas atualizações da Anfavea (associação das montadoras) e da Fenabrave...

ler mais

CHEVY 1948 BRILHA EM 2023

Ringbrothers, empresa reconhecida por sua maestria em customização automotiva, redefiniu a clássica picape Chevy 1948 com o projeto “Enyo”. Originalmente, o veículo da Chevrolet simbolizava robustez e funcionalidade,...

ler mais

Relacionados