CONVENÇãO NACIONAL DE PÓS-VENDAS 2024

Escrito por Rogério Nottoli

25 de outubro de 2024

Campinas foi palco de um evento que, mais do que discutir negócios, traçou o futuro do pós-vendas da Rede Chevrolet no Brasil. A “Convenção Nacional de Pós- Vendas 2024”, que reuniu mais de 500 participantes e ofereceu mais de 25 palestras, foi um show de inovação, estratégia e visão. E mais: apresentou convidados especiais, como o economista Ricardo Amorim e o publicitário Hugo Rodrigues.

Neste ano, a GM forneceu inovações marcantes em relação às edições anteriores, consolidando o evento de pós-vendas como um marco no início de um novo ciclo de evolução do negócio. Felix Madeis, Diretor Geral de Pós-Vendas da GM América do Sul, destacou a consistência dos resultados sólidos obtidos pela Rede Chevrolet nos últimos anos e as projeções de crescimento otimistas, mesmo diante do desafio de uma frota circulante reduzida.

O sentimento de pertencimento também foi reforçado, evidenciando a importância da Rede da América do Sul para a GM, sendo a terceira maior operação de pós- vendas no mundo. Além disso, a estratégia ambidestra foi enfatizada, mostrando a necessidade de maximizar os resultados no curto prazo, enquanto se investe em inovação e projetos de longo prazo, essenciais para a evolução e transformação dos negócios em um ambiente de mercado cada vez mais imprevisível.

“A inovação na prática foi outro ponto de destaque”, ressaltou Felix Madeis, em entrevista para a Revista Em Rede, destacando o impacto positivo de iniciativas desenvolvidas pela GM nos resultados da Rede, como por exemplo o e-Commerce e o Serviço Conectado Chevrolet. O crescimento sustentável foi celebrado com a combinação de altos índices de satisfação dos clientes (NPS e IRC) e resultados financeiros positivos.

Com mais de R$ 140 milhões já investidos, a GM reforçou a necessidade de continuar desenvolvendo áreas estratégicas, como a transformação digital e a preparação para veículos elétricos.

A Convenção de Pós-Vendas 2024 proporcionou uma experiência imersiva para a maioria da Rede de Concessionárias, de acordo com Luís Felipe Teixeira, Diretor Comercial de Peças e Acessórios da GM. Ao retirar os dealers de seus ambientes tradicionais e colocá-los em uma mega plenária, a montadora apresentou as principais novidades e tendências do futuro, criando uma oportunidade única para absorver conhecimento e estratégias.

Durante o evento, foram compartilhados diversos casos de sucesso, tanto do Brasil quanto de outros países da América do Sul, abordando processos e ações que impactam diretamente a satisfação dos clientes. “A troca de boas práticas entre concessionários foi um dos pontos fortes, permitindo que todos aprendessem e se inspirassem nas soluções adotadas em outras regiões”, afirmou Luís Felipe Teixeira.
Ele também destacou os grandes projetos apresentados durante a convenção, como as Vendas Digitais em plataformas como Shopee e Mercado Livre, o Centro Automotivo ACDelco, uma nova ferramenta de preços e as vendas de Acessórios através do Second Stage. Para Luís Felipe, os cases colaborativos foram fundamentais para promover soluções inovadoras e bem- sucedidas, permitindo que as lições aprendidas de outras operações fossem aplicadas em toda a Rede Chevrolet.

Luís Felipe Teixeira reforçou a relevância da estratégia de “ambidestria”, que foi amplamente discutida e se tornará parte fundamental dos planos futuros do pós-vendas GM e da Rede Chevrolet. “Falamos da necessidade de definir objetivos de curto prazo, planejar e executar”, explicou, ressaltando também a importância de manter um foco a longo prazo para garantir a sustentabilidade dos negócios.

A discussão, durante a convenção, abrangeu outros temas como ESG (Ambiental, Social e Governança) e DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), com ênfase nos benefícios que essas práticas trarão para a Rede, a GM e a sociedade no futuro.
Além disso, a retenção de clientes foi um dos principais tópicos abordados. Luís Felipe Teixeira reforçou a importância de fortalecer os programas existentes, mencionando que “compartilhamos várias iniciativas para aumento da Retenção e Satisfação”. Essas estratégias são vistas como essenciais para melhorar a eficiência operacional das concessionárias e garantir que os clientes permaneçam fidelizados, o que, por sua vez, contribui para o crescimento sustentável da Rede Chevrolet.

Luís Felipe Teixeira garantiu que a Convenção de Pós- Vendas 2024 teve como um dos principais objetivos levantar pautas relevantes, trazer novidades e estimular a “consciência crítica” de cada participante para que o aprendizado se tornasse efetivo. Ele destacou que o evento foi uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas do setor e apresentar uma série de oportunidades de negócios. A troca de experiências e a disseminação de estratégias inovadoras foram essenciais para alinhar toda a Rede Chevrolet em torno dos objetivos traçados para o futuro.

Durante as apresentações, foram compartilhados os resultados alcançados até o momento e as metas estabelecidas para o fechamento do ano. Luís Felipe Teixeira enfatizou que esses objetivos “só serão cumpridos junto com a nossa Rede Chevrolet”, reforçando o espírito de colaboração e parceria entre a montadora e seus concessionários. “O sucesso da Rede é o nosso sucesso”, afirmou.

Já Felix Madeis destacou a importância da interação promovida pela Convenção Nacional de Pós-Vendas 2024, classificando-a como uma das mais intensas em termos de troca de conhecimentos e fortalecimento de networking. “Interação é uma boa palavra, pois acredito que nunca tivemos tanta troca de conhecimentos e experiências de uma forma tão poderosa”.

Para ele, o caráter internacional do encontro foi um diferencial, com a presença de 24 participantes de países como Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e México, além de 12 fornecedores, incluindo Iconic e Clarios, representados por seus presidentes e respectivas equipes.

A colaboração, segundo Felix Madeis, sempre foi uma tradição na relação entre a GM, a ABRAC e sua Rede de Concessionárias, e isso ficou evidente no evento deste ano. “Colaboração é outra palavra chave, mas essa já é tradição na relação ABRAC, Rede & GM”, ressaltou. Com esse espírito de união e parceria, ele acredita que a GM continuará avançando em sua estratégia de crescimento, mantendo uma visão clara para o futuro.

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