ENTENDA AGORA COMO FUNCIONA O METAVERSO

Escrito por Rogério Nottoli

10 de junho de 2022

Didentidade e as práticas digitais das pessoas estão se tornando tão reais e significativas para as nossas vidas quanto nossas experiências físicas. Nesta nova realidade, surge o metaverso: um mundo de possibilidades, um híbrido entre o universo real e o digital. Além da tecnologia, está em andamento uma gigantesca evolução social e cultural.

O termo Metaverso está em alta desde 2021, quando o Facebook anunciou o objetivo de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos. Mas, isso não significa que este novo conceito esteja distante do dia a dia das pessoas. A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, onde é possível viver uma experiência de imersão.

Tecnicamente, o metaverso não é real, porém, busca transmitir uma sensação de realidade e possui toda uma estrutura no mundo físico para isso. Certamente, a visão de futuro é que esse é o próximo estágio de convivência humana e de consumo.

 

Afinal, o metaverso será mais um campo que unirá experiências de entretenimento, convivência, compra e diversão em universos digitais, mas com interações físicas via voz, sensor de movimento, realidade virtual, realidade aumentada, chips integrados em nossas roupas e corpos, entre muitas outras possibilidades.

Movimentos atuais, como o show do cantor Travis Scott no jogo Fortnite, roupas para avatar da Gucci, experiências no Microsoft Mesh e vendas de obras de arte, cards colecionáveis com NFT são exemplos de pílulas de metaverso, experiências que as empresas estão realizando para entender a potencialidade desse novo universo e se preparar para o ‘novo mundo’.

 

O FUTURO ACONTECE AGORA

No setor automotivo e da mobilidade, já é possível ver sinais dessa imersão virtual na aplicação de realidade virtual nas concessionárias, para auxílio às vendas, e dentro das fábricas, no desenvolvimento de novos produtos.

Um exemplo: muitas ações, contatos e interações que atualmente ocorrem no ambiente online das revendedoras esbarram no desejo do consumidor por um contato mais humanizado. No metaverso, é possível criar avatares de atendimento para interagir com os avatares de clientes, oferecendo a sensação de presença e trazendo mais emoção ao momento da compra.

 

Há anos, os players do mercado de distribuição de veículos estão avançando no uso da realidade virtual e da realidade aumentada. Essas duas tecnologias são os blocos de construção do metaverso. Existem empresas, para se ter ideia, que já permitem que os usuários vejam como os automóveis se encaixariam na garagem dos clientes, utilizando ferramentas de realidade aumentada. Há uma grande área de oportunidade para os concessionários, já que o metaverso está sendo posicionado como um local para o comércio – assim como os clientes já compram online, só que de uma maneira  imersiva. Espaços de varejo e shoppings já foram construídos e é uma questão de tempo até que anunciantes encontrem as melhores maneiras de atingir a crescente base de usuários do metaverso.

A natureza do metaverso também torna mais fácil para os usuários optarem pela publicidade. Uma plataforma pode, por exemplo, especificar que, ao ligar um headset de realidade virtual e realizar o login, o usuário consente a publicidade personalizada. Assim, para marcas automotivas e concessionárias que desejam chamar a atenção e conquistar clientes, nunca é cedo demais para começar a explorar a próxima zona de oportunidade.
Uma montadora sul-coreana já está, inclusive, atuando no metaverso, hospedada no jogo ‘Roblox’ – plataforma que conta com 43,2 milhões de usuários diários. Lá, é possível testar os automóveis da marca, explorando o futuro da inovação e replicando as experiências de engenheiros e designers.

Uma fabricante alemã de veículos já criou no Brasil um showroom virtual, onde o cliente visualiza virtualmente o interior dos veículos, através de um óculos digital.
O metaverso fornece um caminho de oportunidades para visualizar veículos e interagir com vendedores de maneira mais fluida, em vez de fazer compras em um site mecânico. É claro que um test drive virtual não substitui a realidade, mas é uma grande chance de aumentar a conveniência e diminuir o atrito durante a jornada de compra do cliente.

Assim, a expansão silenciosa para o metaverso mais amplo tem a possibilidade de tornar as vendas de carros 100% remotas. Os compradores poderão acessar as concessionárias remotamente, a partir de seus próprios óculos virtuais.

As gerações Z e a Alpha, que surgiram após os anos 2000, têm a atenção das marcas com a introdução de ações no metaverso. E, se hoje as pessoas já investem dinheiro lá para comprar roupas e outros itens para os seus avatares, é muito importante estar por perto para não perder futuras oportunidades de negócios.

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