ENTREVISTA COM CHRISTIANE REGO

Escrito por Rogério Nottoli

3 de janeiro de 2023

Anova diretora executiva de Marketing da GM América do Sul, Chris Rego, já está aqui nas páginas digitais da Revista da Abrac. Profunda conhecedora da profissão, com passagem por grandes empresas, ela acaba de chegar para ocupar a posição deixada por Hermann Mahnke, que desde abril trabalha na matriz nos Estados Unidos. Nesta entrevista especial, Chris conta com exclusividade quais são as suas prioridades no cargo e fala sobre diversos assuntos extremamente relevantes para a Rede Chevrolet.

Para se ter ideia, a nova diretora de marketing indica até mesmo ações para o sucesso das revendas no mercado de comercialização de automóveis. “Com a Rede Chevrolet engajada, o resultado será uma marca muito mais próxima do cliente e que acompanha as transformações do consumo e da sociedade”, diz.

REVISTA ABRAC EM REDE – O que é preciso para ser uma boa diretora de marketing no Brasil?

CHRIS REGO – Em primeiro lugar, ter foco no cliente. Conhecer o cliente e suas necessidades em profundidade faz você ter estratégias, produtos e serviços diferenciados, ainda mais num país tão grande e diverso como o Brasil. O objetivo deve ser surpreender o cliente sempre.
Em segundo, estar disposto a aprender. O mundo tem mudado muito rápido e estar atento a essas mudanças faz uma diferença incrível.

Depois, vem o foco. Muita coisa acontece ao mesmo tempo. Saber priorizar e focar no que é mais relevante para o negócio ajuda, não só nos resultados, mas também na administração do seu tempo e da equipe.

E lembrar que hoje temos dados e informações de sobra para as tomadas de decisão. Estar atento e saber transformar esses dados em insights é fundamental para ter um direcionamento mais certeiro das estratégias e planos de ação.

Para terminar, e não menos importante, construir um time excepcional. Ter gente ao seu lado melhor do que você é o que vai te fazer ter sucesso.

Na sua visão, qual é seu grande diferencial profissional que lhe ajudou a chegar ao comando da área na GM América do Sul?

Tenho uma experiência bastante diversificada. Já atuei em várias áreas de grandes empresas, com grandes marcas, em empresa familiar, no varejo e fui CEO de uma empresa. Acho que essa trajetória me trouxe grandes aprendizados e me possibilitou ter uma visão do todo, que ajuda muito nas ações de Marketing.

Como tem sido trabalhar na GM?

Uma surpresa muito positiva. Estou adorando o que tenho visto. Um time muito apaixonado, engajado, que me recebeu muito bem. A oportunidade de poder liderar o Marketing da Chevrolet na América do Sul, nesse momento de grande transformação do negócio e dos conceitos que envolvem a mobilidade, é única. A indústria automotiva talvez seja uma das mais presentes em nosso cotidiano, nas histórias e sonhos das pessoas.

A inovação tem um papel central neste setor, com desdobramentos que extrapolam para outras categorias e o momento atual é fascinante. A indústria automotiva está se reinventando, graças ao aprimoramento das tecnologias e dos produtos, como uma resposta às mudanças de comportamento do consumidor, relacionadas com a experiência de uso do carro, e da sociedade também, hoje muito mais engajada nas questões ambientais.

Quais são os seus desafios e prioridades?

Para o segundo semestre, temos três grandes frentes de atuação: a primeira delas é a eletrificação da mobilidade. A GM acredita em um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento e a eletrificação é um dos principais pilares da estratégia para chegarmos lá. A companhia vem liderando esse processo no Brasil, na América do Sul e no mundo. O primeiro carro elétrico da Chevrolet foi lançado no Brasil em 2019 e ainda há muito a ser explorado. Há bastante espaço e um grande mercado consumidor em potencial para este tipo de produto por aqui; nossos esforços estarão muito focados nesse novo momento da companhia.

A segunda frente é a digitalização, com a implementação e aperfeiçoamento de ferramentas que facilitam o processo de compra, tanto para nossos clientes, como para a nossa rede de concessionários. A Chevrolet sempre esteve na vanguarda do varejo e, agora, estamos dando passos importantes para revolucionar a forma como as pessoas adquirem seus carros.

Por fim, temos que manter nossas marcas relevantes e conectadas com as principais tendências do mercado e da sociedade. Para isso, vamos colocar em pauta os temas que interessam à nossa audiência, que entretenham e disseminem o propósito da empresa.

Com a chegada dos elétricos, qual é o futuro da venda de veículos no dinâmico mercado nacional? E qual será o papel das concessionárias neste novo universo?

Há anos, a GM vem digitalizando seu processo de comunicação e de venda. Recentemente, lançamos nosso marketplace que integra um ecossistema digital, multiplataforma, que começa com o engajamento dos consumidores por meio de conteúdos relevantes e originais, e vai até a oferta de ferramentas que facilitam uma compra consciente, assertiva e segura no ambiente digital.

O processo de digitalização das vendas segue em evolução para incluir outros recursos de forma inédita no mercado, como a contratação de financiamento e a avaliação do veículo usado para troca, inspirado na plataforma Shop, Click & Drive da Chevrolet, disponível nos Estados Unidos. Vamos ressignificar o tempo que hoje o cliente investe indo até uma loja para realizar sua compra.

A concessionária, nesse contexto, segue trabalhando de forma muito próxima e mantendo um papel essencial, especialmente na realização do pós-venda, customização e oferta de acessórios. Essa é uma transição geracional muito forte, na qual todos teremos que nos adaptar.

A GM alcançou uma notável posição de destaque no Brasil. Quais são os principais fatores por trás desse sucesso?

Acredito que uma companhia só chega a esse patamar quando assume um papel de catalisador de transformação e ator proativo para liderar o processo de transformação e evolução da indústria automotiva. A GM faz parte do movimento de disrupção rumo a um futuro da mobilidade elétrico, autônomo, conectado e compartilhado.
Nós deixamos de ser uma tradicional fabricante de carros, para se tornar uma empresa de plataformas de inovação, incluindo todos na jornada para um futuro totalmente elétrico. Estamos liderando esse movimento global, portanto é natural que aqui no Brasil e em toda América do Sul a companhia mantenha esse papel de destaque e protagonismo.

De que forma a falta de microchips e componentes no mercado global afetam as estratégias de marketing da GM no País?

Sabendo que a crise dos componentes e microchips é uma conjuntura global, que acomete não só o setor automotivo, mas na indústria como um todo, desde o início da pandemia em 2020, o marketing tem o papel de facilitar a comunicação com o cliente, quando necessário, e acompanhar o plano estratégico e de negócios da companhia. Mesmo com todos os desafios, a GM vem mantendo seus planos de investimento no Brasil, com a modernização da fábrica de São Caetano do Sul para lançamento da nova Montana, por exemplo. Seguimos com muito trabalho a ser feito e muito espaço para seguir nos reinventando e inovando na interlocução com todos os nossos stakeholders.

Como você descreveria os consumidores brasileiros de automóveis? O que a GM deve fazer para se destacar cada vez mais?

A diversidade da nossa sociedade se reflete nas características multifacetadas do nosso cliente. Estudamos cada perfil, acompanhamos as tendências e hábitos de consumo de veículos registrados nos últimos anos. Sabemos, por exemplo, que a grande maioria dos clientes prefere ganhar tempo e está usando mais ferramentas digitais de compras desde a pandemia.
Para estruturar a plataforma de marketplace da Chevrolet, a equipe se deparou com dados como da Meta Data Insights 2021, apontando que 80% dos compradores de carros preferem usar o WhatsApp ao invés do telefone. Por isso, para atender as expectativas, apostamos em canais e ferramentas customizadas para cada momento da jornada de compra. As ferramentas multitela e multicanal são uma tendência que foi reforçada nesses últimos anos. E temos muitas novidades por anunciar nesse sentido.

Neste momento de tantas mudanças, quais são suas preciosas dicas de marketing para as revendas Chevrolet?

Minha principal dica é colocar o consumidor no centro da estratégia, entender suas demandas, dores e expectativas para personalizar o atendimento, estando disponível quando, onde e por qual meio o cliente quiser. A GM tem desenvolvido e implementado ferramentas e tecnologias, por exemplo, para facilitar e apoiar no processo de compra. Com a Rede Chevrolet engajada, o resultado será uma marca muito mais próxima do cliente e que acompanha as transformações do consumo e da sociedade.

Na preparação do marketing, existe muita diferença para vender carros a combustão e carros elétricos? Como educar o consumidor?

Embora os carros elétricos já sejam uma realidade e despertem o interesse por parte dos consumidores brasileiros, ainda é um produto novo e desconhecido por boa parte deles. Na frente de marketing, temos um grande desafio de trabalhar com a conscientização e conhecimento dos potenciais clientes e concessionários. Já estamos trazendo conteúdo relevante, tirando dúvidas e oferecendo a oportunidade de conhecer e de testar os modelos, trilhando essa jornada para a eletrificação.

O que o futuro reserva para os veículos elétricos aqui e, especificamente, para a GM América do Sul?

Todas as nossas decisões globais vão na direção de 100% de eletrificação. Mas sabemos que cada mercado terá um timing diferente para fazer essa transição. Com relação à América do Sul, sabemos que a eletrificação da nossa frota acontecerá em uma velocidade diferente de mercados mais desenvolvidos, como o norte americano e o europeu.

Até lá, vamos trabalhar ao máximo tanto na adoção de políticas públicas, como no desenvolvimento de parceiros fornecedores e na conscientização do público, como já mencionei.

A GM acredita que temos tudo para, no futuro, nos tornarmos um polo de desenvolvimento e exportação de tecnologias de eletrificação. Nós contamos com uma grande base industrial instalada, mão-de- obra de engenharia qualificada, algumas das maiores reservas de minerais utilizados na produção de baterias e players importantes na área de motores elétricos e baterias. Temos que tirar proveito dessas condições favoráveis e trabalhar juntos para fazer do Brasil um polo de desenvolvimento e exportação de tecnologias de eletrificação.

Enquanto isso, anunciamos recentemente a chegada de três novos EVs para o mercado local: o Bolt EUV, que estreia na Colômbia já no segundo semestre deste ano e em outros mercados a partir de 2023; o Blazer EV e Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA e que serão comercializados no Brasil.

Para fechar, quais soluções digitais e novas tecnologias você espera que tenham maior impacto na experiência de compra de carros?

Temos evoluído muito rapidamente quando o assunto é transformação digital, principalmente no que diz respeito ao processo de escolha e decisão de compra.

Nesse sentido, podemos esperar que novas tecnologias sejam agregadas à jornada de compra, com o intuito de ajudar a coletar impressões. Algo que está por vir é a adesão de ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual, que prometem trazer um pouco mais da experiência com o automóvel, de maneira rápida, prática e em qualquer lugar.

 

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

FILOSOFIA VIBRANTE: “JUNTOS NA DIREÇÃO”

nquanto a indústria automobilística aguarda as celebrações do centenário da Chevrolet no Brasil em 2025, a GM lança um posicionamento de marca dinâmico no Brasil: “Juntos na Direção”. A nova filosofia é – na verdade -...

ler mais

PROJEÇÕES PARA 2024

m um ano que promete ser de viradas significativas, o mercado automotivo brasileiro encara 2024 com otimismo cauteloso. De acordo com as últimas atualizações da Anfavea (associação das montadoras) e da Fenabrave...

ler mais

CHEVY 1948 BRILHA EM 2023

Ringbrothers, empresa reconhecida por sua maestria em customização automotiva, redefiniu a clássica picape Chevy 1948 com o projeto “Enyo”. Originalmente, o veículo da Chevrolet simbolizava robustez e funcionalidade,...

ler mais

Participe

Inscreva-se