MONZA: HISTÓRIA COM 40 ANOS DE SUCESSO

Escrito por Rogério Nottoli

10 de junho de 2022

Verdadeiro ícone da indústria automotiva brasileira, o Chevrolet Monza completa 40 anos neste ano. Ele é um representante do sucesso da GM no Brasil. Foram comercializadas mais de 850.000 unidades, entre 1982 e 1996 período em que foi fabricado. Para se ter ideia, o Monza foi o carro mais vendido do País durante três anos (de 1984 a 1986) – sendo até hoje o único sedã médio a ser tricampeão brasileiro.

A inspiração para o Monza foi o Opel Ascona, compacto alemão com carroceria e interior bem parecidos com a versão produzida no Brasil, na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo.

 

 

O nome escolhido pela GM do Brasil veio do circuito utilizado pela Fórmula 1, em alta no Brasil nesse período, onde era realizado o Grande Prêmio da Itália. O lançamento nacional do Monza foi em 1982. Na época, era uma versão hatchback com motor 1.6 de 73 cv. Pela primeira vez, um Chevrolet nacional tinha motor em posição transversal e tração nas rodas dianteiras. Seis meses depois, entretanto, foi lançado com motor 1.8 de 86 cv.

 

 

Em 1983, foi apresentada a versão sedã de “3 volumes” do Monza com quatro portas e um porta-malas enorme de 510 litros. No ano seguinte, entretanto, a Chevrolet lançou o sedã com duas portas, modelo que se tornou o mais vendido da marca por anos. O sonho da classe média brasileira era ter um Monza.
Na década de 90, o Monza era um dos poucos carros do Brasil com freio a disco nas quatro rodas. Em 1991, passou por sua primeira reestilização – que ficou conhecida como uma nova geração. O automóvel contava com injeção monoponto e, a versão Classic, já oferecia a multiponto como opcional.
O Monza comemorou a marca de 650 mil unidades vendidas em 1993, com as versões GL e GLS. O lendário modelo Classic, que era incrivelmente bem equipado, parou der ser fabricado. Em 96, um dos carros mais amados da GM no mercado nacional saiu de produção, passando o bastão ao novo Vectra. Por isso, até hoje o Monza é considerado o pai do Vectra e o avô do Cruze.

 

Artigos relacionados

Relacionados

FILOSOFIA VIBRANTE: “JUNTOS NA DIREÇÃO”

nquanto a indústria automobilística aguarda as celebrações do centenário da Chevrolet no Brasil em 2025, a GM lança um posicionamento de marca dinâmico no Brasil: “Juntos na Direção”. A nova filosofia é – na verdade -...

ler mais

CAMARO COLLECTION

série “Camaro Collection”, lançada pela Chevrolet no Brasil, é uma homenagem significativa ao fim da produção da sexta geração deste icônico superesportivo. Limitada a 125 unidades numeradas para colecionadores, ela...

ler mais

PROJEÇÕES PARA 2024

m um ano que promete ser de viradas significativas, o mercado automotivo brasileiro encara 2024 com otimismo cauteloso. De acordo com as últimas atualizações da Anfavea (associação das montadoras) e da Fenabrave...

ler mais

Participe

Inscreva-se