NA REDE CHEVROLET, O FUTURO É AGORA!

Escrito por Rogério Nottoli

4 de janeiro de 2023

Se o cliente pensar em carro elétrico, ele deve procurar diretamente a Rede de Concessionárias Chevrolet. Sem dúvidas. Afinal, o EV mais desejado do Brasil é o novo Bolt, que chega ao País com design e acabamentos atualizados, além de inovações em segurança, conforto e conectividade. Fabricado em Orion, na região de Detroit, nos Estados Unidos, o veículo de zero emissão está disponível por aqui em 78 revendas da marca.

 

A praticidade está garantida já que bastam 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.

É importante ressaltar que os primeiros 40 compradores brasileiros do EV da Chevrolet levam de brinde para casa um carregador de parede de 7,4 kWh.

No design, o veículo mais tecnológico da marca oferecido no País ganhou uma dianteira completamente inédita, com formato inovador dos faróis e ausência de grade central, já que o motor elétrico não precisa de entrada para arrefecimento.
As mudanças na traseira incluem as lanternas de LED e o para-choque, agora mais envolvente. Na lateral, chama a atenção as rodas aro 17, com acabamento diamantado e a moldura em preto brilhante de ponta a ponta, contornando também os vidros e valorizando as proporções do novo Bolt.

A cabine, mais premium, está sensacional: é certamente uma das maiores evoluções do produto. Nota-se o uso elegante de materiais nobres e macios ao toque, além de revestimentos predominantemente escuros com insertos cromados, valorizando as novas telas e comandos. Tudo isso proporciona uma ambientação mais tecnológica também.

 

 liás, o aproveitamento do espaço interno é muito bom, com assoalho plano e assentos mais confortáveis. Entre tantas novidades, destacamos o seletor do modo de condução por botão (P,N, R, D, One Pedal e Sport), novo volante com base reta, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink, com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos.

“O Bolt EV sempre ditou tendências”, avalia Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. “O novo modelo agrega ainda mais sofisticação e conteúdo para conquistar também aqueles que buscam um veículo urbano prazeroso de dirigir e bastante refinado para o dia a dia. Isto porque a faixa dos automóveis premium será a primeira que os EVs vão dominar”.

Segundo a GM, o Novo Bolt EV se diferencia especialmente pelo prazer ao dirigir, com respostas vigorosas do motor elétrico de torque instantâneo e pelo nível de ruído emitido até 10 vezes inferior ao de um carro tradicional a combustão, propiciando um maior silencio a bordo.
O veículo é muito estável, devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria já que a bateria compõe a plataforma. Tudo isso com zero emissão – nem escapamento o carro tem.

O monovolume faz parte de um plano de expansão de modelos eletrificados da Chevrolet no Brasil. Além dele, teremos em 2023 o Bolt EUV, que é um crossover, com mais altura e corpo alongado. Por fim, a partir de 2024, espera-se ainda a configuração elétrica do Equinox e o novíssimo Chevrolet Blazer EV.

 

CONSUMO DE ELÉTRODOMÉSTICO

A GM está realizando um trabalho impecável para informar as vantagens que o veículo elétrico oferece aos clientes brasileiros. Segundo a empresa, o Bolt EV, que tem bateria de 66 kWh, roda, em média, 459 km com uma carga completa. Ou seja, para “encher todo o tanque” do veículo zero emissão da Chevrolet gasta-se a mesma quantidade de energia que consome mensalmente uma geladeira dessas mais eficientes de tamanho intermediário.

É possível afirmar também que, para rodar com o Bolt EV a média nacional de 1.200 km por mês – 40 km por dia -, o consumidor gasta aproximadamente 170 kWh de energia para carregar a bateria do carro. Mesma quantidade necessária para deixar um computador de mesa ligado durante todo o mês.

IMPACTO NA REDE DE ENERGIA

De acordo com estudo encomendado pela GM junto a consultoria Kearney, caso o Brasil siga a tendência global de aumento contínuo da adoção de carros elétricos, chegaremos em 2035 com 5,5 milhões de EVs. Essa frota seria responsável pelo consumo entre 2% e 3% de toda a energia elétrica produzida em território nacional. O índice seria semelhante ao de outros países da América do Sul, como o Chile e Colômbia.

“Vale destacar que aproximadamente quatro em cada cinco usuários de carros elétricos costuma carregar seus veículos em casa, à noite, quando o consumo de energia na rede é menor, pois é o período em que boa parte das pessoas repousam, indústrias param e comércios fecham”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos GM América do Sul.
Ela completa: “O próximo passo na evolução será que este tipo de automóvel poderá fornecer energia para alimentar residências e a própria rede elétrica em horários de pico, por exemplo, reduzindo ainda mais o risco de sobrecarga no sistema mesmo com uma frota mais numerosa de EVs em circulação pelo Brasil”.

Navegue por todas as edições digitais

Artigos relacionados

Relacionados

FILOSOFIA VIBRANTE: “JUNTOS NA DIREÇÃO”

nquanto a indústria automobilística aguarda as celebrações do centenário da Chevrolet no Brasil em 2025, a GM lança um posicionamento de marca dinâmico no Brasil: “Juntos na Direção”. A nova filosofia é – na verdade -...

ler mais

PROJEÇÕES PARA 2024

m um ano que promete ser de viradas significativas, o mercado automotivo brasileiro encara 2024 com otimismo cauteloso. De acordo com as últimas atualizações da Anfavea (associação das montadoras) e da Fenabrave...

ler mais

CHEVY 1948 BRILHA EM 2023

Ringbrothers, empresa reconhecida por sua maestria em customização automotiva, redefiniu a clássica picape Chevy 1948 com o projeto “Enyo”. Originalmente, o veículo da Chevrolet simbolizava robustez e funcionalidade,...

ler mais

Participe

Inscreva-se